Por Myriam Mello*
O CONCEITO
É um conceito relacionado ao modo de se posicionar de forma ética e sustentável das empresas na sua relação com as pessoas e com o ambiente em que está inserida. Se materializa em ações concretas de inclusão social e redução de impactos ambientais das suas atividades.
Nessa perspectiva, a responsabilidade social das empresas – RSE – pode ser entendido como o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e sua comunidade em geral. A aceitação da responsabilidade social baseia-se, em parte, na visão de que ela interessa para a empresa, mas também é uma questão de ética (valores e princípios morais).
ORIGENS
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS é um movimento que tem seu início nos anos 1960 e está intimamente relacionado ao poder das empresas que experimentavam a transição da economia agrícola para a industrial, a crescente evolução tecnológica e a aplicação da ciência na organização do trabalho.
Assim, nos primórdios a instalação de uma grande empresa em determinada localidade era uma ação que trazia consequentemente em seu bojo o cumprimento de uma responsabilidade social, tendo em vista que se gerava emprego, o dinheiro circulava, a economia local se expandia devido a comércios paralelos resultantes das necessidades das empresas e garantia-se condições mínimas de sobrevivência a parcela significativa da população.
Com o decorrer do tempo essas ações foram vistas como obrigações mínimas necessárias e não como manifestações de uma consciência social por parte da administração da empresa.
O avanço do conhecimento e estudo sobre impactos ambientais e sociais, movimentos sindicais e trabalhistas no Séc. XX ganharam vulto e passaram praticamente a definir as condições de trabalho e preservação ambiental.
O mínimo que se passou a esperar das empresas é que elas gerassem lucro aos seus acionistas e proporcionasse o giro da economia à sua volta, além claro de preservar os recursos naturais.
O desenvolvimento tecnológico e a evolução das máquinas e ferramentas outros aspectos da influência da atividade industrial passaram a ser questionados importantes aspectos, como:
- Cuidado com o meio ambiente em que a indústria se encontra;
- Benefícios concedidos aos empregados de modo espontâneo;
- Apoio a projetos locais (educação, saúde, assistência social etc.).
Desse entendimento, a noção de RSE passou a abranger um conjunto bem mais amplo de ações do que apenas atender as Demandas sociais originadas em populações em condições de vulnerabilidade social.
Agora sua motivação se fundamentou na busca por maior consciência de segmentos da sociedade em relação à responsabilidade das empresas na preservação do meio ambiente e ainda dos direitos dos trabalhadores e dos consumidores, pelos fatos dessas questões serem compreendidas como de caráter social por estarem referenciadas a problemas da sociedade como um todo.
MARCOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS – RSE
Os principais marcos da Responsabilidade Social das empresas foram:
- Conscientização de indivíduos e grupos da sociedade frente à decadência de grandes centros urbanos;
- O aumento de problemas ambientais, como a poluição,
- A remoção de lixos tóxicos e nucleares;
- e a ascensão das leis de proteção ao trabalhador e ao consumidor.
Com esses eventos, começa interesse maior pela educação ambiental, contabilidade ambiental e responsabilidade social das empresas frente aos impactos que suas atividades produzem na sociedade e no meio ambiente.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
REFLEXÃO
O que leva as empresas a adotarem um comportamento socialmente responsável na gestão dos negócios?
Não conseguir permanecer indiferente frente à gravidade dos problemas sociais que assolam a humanidade, assumindo um compromisso social que contribua para maior bem-estar da sociedade e sustentabilidade do planeta, ou apenas interesses econômicos (lucros) e privados de sustentabilidade do próprio negócio.
RESPONSABILIDADE PÚBLICA DAS ORGANIZAÇÕES
Pelo que foi exposto no presente texto, percebe-se que a atuação das empresas orientadas pela RSE não implica que a gestão empresarial abandone os seus objetivos econômicos e deixe de atender aos interesses de seus proprietários e acionistas.
Pelo contrário, a empresa é socialmente responsável e desempenha seu papel econômico na sociedade produzindo bens e serviços, gerando emprego e retorno aos acionistas dentro das normas legais e éticas.
Contudo, diante dos problemas ambientais enfrentados é preciso cada vez mais conscientização das empresas e dos cidadãos de todo o mundo sobre preservação do meio- ambiente, disponibilizar acesso a conhecimento específico sobre o meio ambiente, promover atitudes para preservação, desenvolver habilidades especificas para as ações e ainda promover a participação de todos na solução dos problemas, empresas e sociedade como um todo.
Como minimizar e diminuir os impactos ambientais?
Por meio de ações individuais, coletivas e elaboração de leis e políticas ambientais. Algumas ações:
(i) deixar de comprar canudos de plástico,
(ii) replantio de floresta em áreas desmatadas,
(iii) separação, descarte adequado e reciclagem do lixo,
(iv) economia de água,
(v) maior utilização de transportes coletivos,
(vi) utilização de produtos biodegradáveis e;
(vii) redução do consumo.
Ações simples mas que ao longo dos anos serão cada vez mais necessárias.
*Por Myriam Mello – Professora do curso de Ciências Contábeis da UNIVIÇOSA.
Saiba tudo sobre o ICMS Interestadual e a Mudança no DIFAL
Departamento pessoal: Saiba tudo sobre esse setor!
Você sabe o que é ativo biológico?
Saiba o que são os CPCs e a importância de se estudar os Pronunciamentos Contábeis
Aprenda como abrir a sua própria empresa
Saiba tudo sobre o MEI -Microempreendedor Individual!
Entenda o Cooperativismo: princípios, desafios e oportunidades!
Impostos: afinal, por que existem?
Você sabe o que é inflação? A gente te conta!
#1 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Auditoria
#2 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Perícia Contábil
#3 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Consultor Tributário
#4 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Pesquisa Científica
#5 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Pesquisa Científica – Relatos de um ex-aluno!
Saiba como a tecnologia da informação se aplica a contabilidade!
Regime tributário brasileiro: conheça os 3 tipos existentes!
Você sabia? Empresas dentro do Simples Nacional podem pagar menos impostos dentro da lei!
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Saiba o que é Networking e potencialize sua carreira profissional!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
PORQUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?
Fonte: BORGER, Fernanda G. Responsabilidade Social: efeitos da atuação social na dinâmica empresarial. 2001. p. 258. Tese (Doutorado em Administração). Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2001.