Quando pensamos em iniciar uma graduação, geralmente, vem em nossa cabeça um curso superior que tenha elementos que a gente goste e que faça parte das nossas características. O curso de Nutrição é um curso voltado à área da alimentação, dessa relação entre homem-alimento e preservação da saúde humana.
É uma profissão muito rica, diversa e empática. São muitas áreas de atuação, que englobam diversas especialidades, cada qual, responsável por promover e garantir a saúde das pessoas por meio de hábitos saudáveis e alimentação rica e nutritiva.
Este processo alimentar é muito importante para todos nós e, hoje em dia, está mais em alta do que nunca, afinal, todo mundo quer manter uma alimentação saudável, preservando a saúde e garantindo, principalmente, uma qualidade de vida em meio a tantas preocupações e estresses do nosso cotidiano.
Separamos para você, 10 curiosidades incríveis da área da Nutrição para, quem sabe, te ajudar na escolha definitiva da profissão que irá seguir ao longo da sua vida, confira abaixo:
1 – Duração da faculdade e grade curricular
Em média, a duração da graduação em Nutrição é de quatro anos, uma graduação tecnicamente rápida em comparação aos cursos de exatas, por exemplo, e o que pode ser uma boa razão para que você opte pela Nutrição. Dentro da grade curricular, você encontrará disciplinas básicas da área médica, como anatomia, bioquímica, fisiologia, e outras; diversas disciplinas práticas e que englobam a qualidade nutricional de alimentos, avaliação nutricional, e muito mais!
2 – Áreas de atuação do nutricionista
Se você optar por essa profissão, saiba que poderá atuar em diversas áreas super interessantes e importantes da Nutrição. Para além de trabalhar em consultórios ou clínicas, você poderá trabalhar na área administrativa, com a elaboração de cardápios que cuidarão do controle nutricional; poderá trabalhar em hospitais e suas especificidades; há, também, espaço para trabalho em empresas ou instituições cuidando do controle de qualidade dos alimentos, além do processo correto de armazenagem destes alimentos; além, é claro, do trabalho em clínicas, prescrevendo dietas, promovendo a saúde por meio da educação e da reeducação alimentar de pacientes.
3 – Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional nutricionista nunca esteve tão aquecido quanto agora.A necessidadede um acompanhamento nutricional ou de uma consulta com um nutricionista, deixou de ser uma mera necessidade daqueles buscam emagrecimento, por exemplo, para se tornar uma necessidade de saúde fundamental a todos que buscam qualidade de vida e saúde. Como nutricionista, você poderá ter o seu próprio consultório, ou, poderá trabalhar na indústria alimentícia, em clínicas ou hospitais, escolas, supermercados, restaurantes e muito mais!
Hoje em dia, você encontra uma gama de produtos e serviços voltados à alimentação saudável e que proporcionam bem-estar. Com isso, a busca por um nutricionista se tornou essencial a maioria das pessoas.
4 – Perfil profissional do nutricionista
Se você gosta da área da saúde, de lidar e trabalhar com pessoas e desenvolver hábitos saudáveis, então essa é a área certa para você. A Nutrição é uma ciência da área da saúde e biológicas, portanto, esse comprometimento com as pessoas é fundamental. Você deverá ser empático, atencioso, paciente e bom comunicador, o que garantirá atendimentos personalizados e efetivos.
5 – Registro para exercer a profissão
Você sabia? Todo profissional formado em Nutrição, precisa de registro para poder exercer a profissão. Você deverá se registrar no Conselho Regional de Nutrição – CRN, da localidade que irá atuar. Através deste registro, será possível fiscalizar a atuação profissional, além de auxiliar por demandas necessárias à categoria.
6 – A Nutrição no Brasil
Em 1939, o Instituto de Higiene da Universidade de São Paulo (USP), criou o primeiro curso de Nutrição, sob o nome de Curso de Nutricionistas, sendo uma iniciativa do diretor da época, o professor Geraldo Horácio de Paula Souza.
7 – Quando surgiu o termo nutricionista?
Este termo, nutricionista, passou a ser utilizado entre os anos de 1920 e 1925.
8 – Nutrição não é sinônimo de restrição alimentar e nem de alimentação “fit”
Caiu-se no senso comum que, o nutricionista, além de só poder se alimentar de alimentos ditos como “fit”, só prescreveria este tipo de alimentação aos seus pacientes, gerando uma grande restrição alimentar, o que não é verdade. A Nutrição não restringe alimentos, mas sim, os balanceia dentro de um cardápio saudável e variado, que atenda as necessidades nutricionais de cada pessoa. É possível ter uma dieta balanceada e rica, satisfazendo o desejo do paciente.
9 – Quando a profissão foi regulamentada?
Foi no ano de 1967, no dia 4 de abril, que, através da Lei n° 5.276, a profissão do nutricionista foi regulamentada pela primeira vez. Tal lei foi revogada pela Lei n° 8.234, em 17 de setembro de 1991. Já os Conselhos Federais e Regionais de Nutricionistas foram regulamentados no ano de 1980, através da Lei n° 84.444.
10 – Quais são as principais atividades do nutricionista hoje?
- Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios ou hospitais;
- Administrar e coordenar programas de alimentação em escolas, empresas, hospitais, spas, instituição para idosos, hotéis, dentre outros;
- Orientar e Prescrever dietas para pessoas sadias ou com problemas de saúde;
- Definir cardápios nutricionalmente equilibrados, supervisionar a preparação dos alimentos e controlar a qualidade dos alimentos em restaurantes, hospitais e refeitórios;
- Promover a educação nutricional
- Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.
O nutricionista pode optar por trabalhar em áreas como: nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia; atuando em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, docência entre outros.
*Curiosidade bônus: quanto ganha um nutricionista?
Segundo o site Vagas, a média salarial inicial do nutricionista é de aproximadamente R$ 3.000,00 mil reais, podendo ultrapassar os R$ 10.000,00 mil reais (dependendo da área de atuação) ao longo dos anos.
DIFERENCIAIS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVIÇOSA
Através do curso de Nutrição da UNIVIÇOSA, você será capaz de elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios ou hospitais; administrar e coordenar programas de alimentação em escolas, empresas, hospitais, spas, instituição para idosos, hotéis, dentre outros; orientar e prescrever dietas para pessoas sadias ou com problemas de saúde; atuar em academias e etc;.
Definir cardápios nutricionalmente equilibrados, supervisionar a preparação dos alimentos e controlar a qualidade dos alimentos em restaurantes, hospitais e refeitórios; promover a educação nutricional; desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana; e muito mais!
Na Univiçosa, você contará com um time experiente de professores mestres e doutores, além da infraestrutura moderna e bem equipada de laboratórios, salas de aula, bibliotecas, além da nossa Clínica Escola, onde desde o princípio, o aluno terá o contato com a prática nutricional, desenvolvendo atendimentos à população.
- Articulação da teoria com a prática desde os primeiros semestres;
- Clínica de Nutrição dentro da Instituição onde os alunos realizam estágio supervisionado e possuem o primeiro contato com pacientes;
- Laboratório de Técnica dietética e Tecnologia de Alimentos equipados e modernos;
- Laboratório de Avaliação Nutricional estruturado e moderno;
- Laboratórios modernos de Anatomia; Química; Análise de Alimentos; Informática
- Salas de aula confortáveis, com quadro digital;
- 100 vagas anuais;
- Ótima nota 4 no MEC, numa escala que vai de 1 a 5.
Quer nos enviar uma mensagem no WhatsApp? Entre em contato com a gestora do curso de Nutrição, Cris Sampaio: (31) 3899-8034! (agende sua visita guiada)
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
5 áreas de atuação para o Profissional de Nutrição
O perfil do profissional de Nutrição
#3 – Fibras alimentares: saiba qual é a melhor para você! – Série: “Alimentação sem “sofrência”!
#4 – Seis R’s para recuperar a saúde intestinal! – Série: “Alimentação sem “sofrência”!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
7 dicas para melhorar o seu sono!
Qualidade do sono e controle de peso corporal
Você sabe qual é o melhor óleo para cozinhar? #Saúde
Você se interessa pela área da Saúde? Então você é do time Ciências da Saúde, confira! #UNIVIÇOSA
10 curiosidades sobre a carreira em Nutrição
4 passos para higienizar corretamente verduras e legumes!
Cuide se seu corpo: relação entre obesidade e COVID-19
Uso de máscaras e luvas em estabelecimentos da área de alimentos