A cirurgia abdominal depende de uma série de fatores e deve ser tratada de forma individualizada, ou seja, cada paciente será auxiliado por um tipo específico de cirurgia. Sabendo disso, existem vários tipos de cirurgias abdominais, podendo elas acontecerem por razões estéticas ou necessidades patológicas, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar do paciente.
Pode ser uma cirurgia interna, que envolve órgãos do aparelho digestivo, ou externa, fora da cavidade abdominal, como no caso de hérnias e abdominoplastias. No entanto, esses procedimentos causam alterações na mecânica e no padrão respiratório, nas trocas gasosas e nos mecanismos de defesa pulmonar, podendo levar ao aparecimento de complicações pulmonares.
O fisioterapeuta atua antes e nos pós-operatórios, aliviando as dores, edemas, hematomas, desconfortos, melhorando a sensibilidade local, evitando aderências, cicatrizes hipertróficas, prevenindo contraturas musculares e a trombose.
Reconhecendo esta realidade, os alunos do curso de Fisioterapia da Univiçosa, durante o período do curso em que participam de intervenções fisioterapêuticas no pós-operatório imediato, vivenciam e executam conteúdos trabalhados em sala de aula, utilizando as melhores técnicas nos atendimentos, para proporcionar a otimização da recuperação e acelerar o processo de retorno às atividades de vida diária do paciente.
Se interessou por esta área de atuação? Clique aqui e confira também qual é o papel dos fisioterapeutas no acompanhamento de idosos hospitalizados!
Se quer saber mais sobre o curso, clique aqui e confira 5 motivos para estudar Fisioterapia da Univiçosa!