Dizem por aí… com certeza você já deve ter escutado muitas coisas do senso comum sobre a profissão e o campo de estudo e atuação da Psicologia. Mas o que é verdade e o que é boato? Neste post, preparamos 5 mitos e uma verdade sobre a Psicologia, para você entender como é realmente a prática desta profissão.
1) Psicólogo pode receitar medicamentos
Esse talvez seja o maior mito da Psicologia… muita gente procura o psicólogo esperando conseguir uma receita para medicações de diversos tipos, como antidepressivos por exemplo. Entretanto o tratamento com o psicólogo engloba um atendimento que visa analisar junto com você, através de seus pensamentos, emoções e comportamentos, a fim de construir junto com você de novos caminhos. Mas quando é realmente necessário fazer uso de medicamentos? Como acontece? Bom, neste caso, o psicólogo perceberá a necessidade e irá encaminhar o paciente para um médico psiquiatra. Somente o médico pode prescrever medicações.
2) Além do psicólogo, outros profissionais podem aplicar testes psicológicos
Os testes psicológicos são metodologias aplicadas para a avaliação comportamental, ou seja, são ferramentas utilizadas pelos psicólogos para diversos fins, inclusive para identificar perfis em seleções de emprego, por exemplo. É possível encontrar livros e coletâneas desses testes em livrarias. Neste caso, por que só o profissional de psicologia pode aplicá-los? A resposta é simples: somente esses profissionais possuem formação e conhecimento prático para interpretar os resultados desse testes tão subjetivos com confiabilidade e precisão.
3) Psicólogo aprende a ler mentes
Esse é um dos mitos mais curiosos de todos! Chega a ser cômico imaginar que é possível cursar uma graduação e se transformar em um personagem de quadrinhos com poderes de ler mentes como a Jean Grey e o Professor Xavier dos X-Men ou o Patrick Jane, da série The Mentalist. Claro que um psicólogo experiente tem a capacidade de “ler” o comportamento de seus pacientes, identificando suas reações e postura corporal. Entretanto, a ética da profissão exige que os psicólogos respeitem o espaço pessoal de cada um, de modo que ninguém é analisado em situações informais.
4) Psicólogo analisa e dá diagnóstico com pouco tempo ao lado de alguém
É impossível um psicólogo analisar e dar o diagnóstico de um paciente na primeira consulta, devido a diversos fatores, mas principalmente porque não existe uma receita pronta! Cada paciente é único e vive uma experiência única. Uma simples avaliação psicológica pode durar cerca de cinco sessões. Por essa razão, segundo o site Psicóloga Comportamental, é preciso ficar claro, logo de início, é que o tratamento dura o tempo que o paciente quiser. Assim, a quantidade e o espaçamento das sessões da terapia dependerão da disponibilidade de tempo do paciente e da forma como ele lida com as situações no cotidiano. No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento.
5) Quem vai ao psicólogo é fraco ou louco
Quem criou esse mito sim deve ser fraco, louco ou ter medo de procurar um psicólogo. Essa afirmação está mais do que equivocada! DE acordo com o Espaço Consciência Laboral, O psicólogo deve ser visto como um profissional de saúde mental, e não de doença mental. Isso porque a psicoterapia não trata somente de patologias, ela também auxilia no autoconhecimento, autorrealização, na ressignificação de crenças limitantes, em questões emocionais, cognitivas e comportamentais, que precisam ser ajudadas e resolvidas. Por esse motivo, cada vez mais as pessoas têm buscado a psicoterapia para aprender a lidar melhor com questões pessoais (dificuldades, conflitos, mudanças) e para um melhor desenvolvimento de si, como um auxílio para o enfrentamento e preparação de novas fases e ciclos.
O que é a Psicologia de verdade?
Agora que você já sabe o que não é a Psicologia, chegou a hora de aprender do que realmente se trata o trabalho do Psicólogo. Pode-se dizer que a Psicologia é a profissão, a disciplina acadêmica e a ciência que trata da mente, do estudo e análise de seus processos e comportamento de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações. Deste modo, seu objetivo imediato é a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos. Além disso, seu objetivo final pode ser considerado como o benefício geral da sociedade.
O curso de Psicologia da UNIVIÇOSA está alocado num Centro Universitário da região, tem nota 4 no MEC e já foi avaliado por duas vezes consecutivas pelo Guia do Estudante com quatro estrelas, além de uma mega estrutura física (incluindo a clínica-escola). Se você está pensando em se tornar um Psicólogo, aqui é o seu lugar! Venha estudar com a gente… Conheça o site do curso e nos siga no Instagram @psicologia.univicosa.
Gostou do post? Não deixe de compartilhar com os amigos e deixar um comentário, vamos amar ler! Você também pode ler outras publicações sobre Psicologia nos links relacionados a seguir. Até a próxima!
Saiba tudo sobre o curso de Psicologia!
Você já pensou em fazer Psicologia?
5 motivos para estudar Psicologia na UNIVIÇOSA
Eu sou do time Ciências Humanas, eu sou #UNIVIÇOSA
Benefícios da leitura no seu desenvolvimento: a psicologia nos contos de fada
Psicologia Organizacional: Melhore seu desempenho e trabalho!
Conheça os diferenciais, benefícios e as vantagens de escolher um de nossos cursos