Só Freud explica! É possível que você já tenha escutado essa frase. Mas será que só Freud é capaz de entender os distúrbios e mais obscuros dilemas da mente humana? Se você gosta de estudar o comportamento e as emoções das pessoas, vem com a gente descobrir se você tem o Perfil do Profissional de Psicologia!
O Psicólogo é o profissional que estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano a partir da análise de suas emoções, ideais e seus valores. Desse modo, ele atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios.
Como o psicólogo busca entender a mente humana, trata-se de um curso da área de ciências humanas. Assim, como para todos os cursos dessa área, o gosto pela leitura é uma das qualidades mais importantes. É necessário estar sempre em contato com os clássicos e com as novas pesquisas que vão surgindo. A leitura irá melhorar sua capacidade analítica e interpretativa dos textos e sua comunicação e diálogo com os pacientes.
Gostar ou ter aptidão para as Ciências Humanas é outro requisito importante, pois você fará muitas disciplinas desse tipo ao longo do curso. Se você quer saber quais disciplinas irá cursar, uma dica é consultar a matriz curricular do curso.
Para se dar bem na carreira da Psicologia, também é preciso possuir os seguintes atributos:
- Empatia: é preciso sintonizar-se com o que há de mais profundo em seu paciente, sempre com uma postura profissional. Isso permitirá que o paciente vivencie transformações e caminhe rumo ao autoconhecimento.
- Não tenha preconceitos: é preciso evitar todo e qualquer tipo de julgamento durante a terapia, pois esse é um ambiente para se estabelecer relações de confiança com o paciente.
- Possua um perfil analítico: ouça sempre com muita atenção, fique atento aos sinais da linguagem corporal e transmita tranquilidade e confiança. Um perfil analítico, ao observar, consegue também identificar transtornos mentais e, caso seja necessário, encaminhar seus pacientes ao atendimento psiquiátrico.
- Habilidades de persuasão e sinceridade: para ajudar o paciente a encontrar as soluções para os problemas apresentados é necessário orientá-los com persuasão e gentileza, pelas respostas existentes dentro deles mesmos. Somente com sinceridade, firmeza e habilidade de convencimento, um profissional da área consegue inspirar a transformação comportamental com base nas características e vivências do indivíduo.
Na UNIVIÇOSA, o curso de Psicologia tem a duração 10 períodos (ou seja, 5 anos) e forma bacharéis capacitados para compreender os comportamentos e as funções mentais e cognitivas do indivíduo. Quer saber mais? Clica aqui para conhecer o curso de Psicologia da UNIVIÇOSA. Você também pode ler outros posts desse assunto nos links a seguir:
Saiba tudo sobre o curso de Psicologia!
Você já pensou em fazer Psicologia?
5 motivos para estudar Psicologia na UNIVIÇOSA
Eu sou do time Ciências Humanas, eu sou #UNIVIÇOSA
Benefícios da leitura no seu desenvolvimento: a psicologia nos contos de fada
Psicologia Organizacional: Melhore seu desempenho e trabalho!
Conheça os diferenciais, benefícios e as vantagens de escolher um de nossos cursos