O Direito é uma das atividades profissionais mais antigas e tradicionais do mundo. Exercendo a profissão, você pode tanto entender a área jurídica de forma mais detalhada, como trabalhar para diminuir as injustiças do mundo; defendendo os direitos de pessoas físicas e jurídicas, entre outros âmbitos.
Além disso, é possível atuar nas mais diversas áreas da profissão, como magistério, funcionalismo público, áreas administrativas e empresariais.
Então, se você já se perguntou por que estudar Direito, sua pergunta já foi respondida. Agora, a pergunta que fica é: como escolher a Instituição de ensino em que vai Ingressar? Ingressar na faculdade é o começo da exploração de um novo mundo. É, inclusive, um passo importante para a sua vida profissional, pessoal e para seu currículo.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Você poderá atuar em diversas áreas, o mercado de trabalho para o profissional do Direito é muito amplo e valorizado; confira abaixo algumas áreas que você poderá atuar!
– Direito Civil: esse é o Direito do cidadão. Nesta área, você poderá explorar diversas atuações, cuidando dos interesses individuais do dia a dia das pessoas, a exemplo: referente a casamentos, aquisição de bens e imóveis, questões de divórcios, heranças, dentre outros. Para atuar nesta área, o advogado deverá se especializar em algum campo específico dentro dessa área de atuação, dentre elas estão: Direito da Família, Assessoria Jurídica e Pública e Advocacia Pública.
– Direito Ambiental: o meio ambiente está em foco atualmente, devido aos problemas relacionados ao tema e que podem interferir na sociedade em geral. A partir de então, o advogado ambientalista trabalhará para proteger o meio ambiente, melhorando a sua qualidade, isso contribuirá para diminuir os impactos do ser humano.
Nesta área, o advogado trabalhará com diversos processos burocráticos referentes a licenciamentos e infrações ambientais, além de atuar, também, em processos civis ou criminais relacionados ao tema.
– Direito Empresarial: o advogado que se aventurar por esta área irá lidar com conflitos de interesses que envolvam empresários, empresas privadas e todo o mundo dos negócios. Essa área também é conhecida como Direito Comercial.
Você trabalhará prestando assistência em processos que envolvam empresas, como fusões, aberturas, dissoluções ou recuperações, além disso, desenvolverá contratos, estatutos e outros.
– Área Pública: aqui, o advogado poderá seguir diversas carreiras, como na Defensoria Pública; Carreira Policial; Magistratura; e Ministério Público.
Dentre todas essas áreas, também existem: Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Trabalhista, Direito Tributário e várias outras.
MERCADO DE TRABALHO E MÉDIA SALARIAL
Segundo o portal Guia da Carreira, o Direito é a profissão mais desejada dos brasileiros. Por se tratar de uma profissão essencial para nossa sociedade, as oportunidades de trabalho estão sempre em alta e em expansão.
Você poderá trabalhar tanto na iniciativa privada quanto em órgãos públicos, seguindo carreira jurídica ou atuando na advocacia.
São diversas áreas de atuação, por isso, a média salarial do profissional do Direito é bastante variada, partindo de R$ 4.000 mil reais aos recém formados, podendo atingir os R$ 21.000 mil reais ao longo dos anos.
DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA UNIVIÇOSA
há mais de 20 anos o curso de Direito da UNIVIÇOSA entrega para o mercado bacharéis de Direito com formação completa e preparados para as mais diversas demandas da profissão.
- Corpos docente altamente qualificado com professores Mestres e Doutores;
- Convênio com todas as esferas dos poderes Municipais, Estaduais e Federais;
- Amplo acesso aos professores;
- Estímulo à pesquisa e extensão;
- Núcleo de Prática Jurídica inovador e equipado para atendimento de casos reais visando a melhor prática aos alunos e à melhor prestação de atendimento ao público externo;
OAB
O Direito da UNIVIÇOSA conta com o índice de aprovação de mais de 70% dos acadêmicos do curso no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Muitos destes estudantes são aprovados no Exame da Ordem antes mesmo de colarem grau.
A Univiçosa entende a importância desse expressivo número de aprovados, já que, no Brasil, o exercício da atividade de advocacia e a denominação de advogado ou advogada são privativos aos inscritos na OAB. Segundo dados da Ordem, existem mais de 114.409 advogados regularizados em Minas Gerais. E para a Univiçosa é motivo de grande orgulho ter contribuído para a formação de parte destes advogados.
CONTATO COM A COMUNIDADE
A UNIVIÇOSA possui o Selo ABMES de Responsabilidade Social, que nos deixa cada vez mais próximos da comunidade. Trata-se de um reconhecimento do papel social da Univiçosa, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
Com o curso de Direito, possuímos um Escritório Escola, o SEAJUG, que realiza atendimentos jurídicos à população em vulnerabilidade socioeconômica da região, dentre outros projetos.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
Aprenda como abrir a sua própria empresa
Saiba tudo sobre o MEI -Microempreendedor Individual!
Entenda o Cooperativismo: princípios, desafios e oportunidades!
Impostos: afinal, por que existem?
Você sabe o que é inflação? A gente te conta!
Saiba como a tecnologia da informação se aplica a contabilidade!
Regime tributário brasileiro: conheça os 3 tipos existentes!
Você sabia? Empresas dentro do Simples Nacional podem pagar menos impostos dentro da lei!