Arquitetura e Urbanismo é uma carreira multidisciplinar, que articula os conhecimentos da área de humanas e de exatas e que ainda permite o uso da criatividade além da técnica. A graduação em Arquitetura e Urbanismo geralmente leva de 5 a 6 anos, é uma área com vastos setores de atuação e muitas ofertas de emprego, afinal, a construção civil não para de crescer no Brasil e no mundo.
Ao concluir sua graduação, você poderá projetar desde uma simples cadeira até um shopping center, pontes e aeroportos. Este profissional está sempre atento as novidades de mercado, como materiais, tendências de design e outros, além de saber lidar com estética e com aspectos estruturais.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Portanto, o Arquiteto e Urbanista é um profissional com grande variedade de áreas de atuação. É o responsável pela criação de projetos de casas, edifícios, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais; além do planejamento urbano, onde a arquitetura e o urbanismo são pensados em grande escala: escala da cidade ou da região.
Pode atuar na área de design de interiores, design de móveis, paisagismo. As suas atuações podem ser no âmbito público ou privado. É um profissional que pode construir a sua carreira como autônomo, prestador de serviços ou trabalhar para terceiros. Confira algumas áreas que selecionamos para você conhecer:
– Estruturas: os arquitetos trabalham com projetos e execução de construções e reformas, sejam prédios, lojas, casas, shoppings e muito mais.
– Paisagismo: o paisagismo faz parte inerente do nosso cotidiano, ajudando a transformar o ambiente em um local agradável, aconchegante e belo. Arquitetos são responsáveis, também, por criar projetos paisagísticos como jardins, residenciais ou empresariais. Também idealizam áreas verdes de cidades, como praças, canteiros, parques e muito mais.
– Interiores: por meio de sua ótima formação, o arquiteto pode projetar estruturas tanto externas quanto internas, podendo trabalhar em questões estruturais, seja na instalação e renovação de sistemas como água, luz e esgoto, como alterações de revestimentos, além da parte de móveis.
– Urbanismo: a palavra urbanismo complementa o nome do curso de arquitetura, mas você sabe para que serve? Bom, arquitetos não só planejam prédios, casas ou jardins, eles também se envolvem ativamente com o planejamento de cidades, sejam elas grandes ou pequenas.
Atua no estudo do desenho de toda a malha da cidade, analisando loteamentos, encontrando os melhores locais para grandes edifícios e muito mais, além de como tais projetos impactará no plano diretor desta cidade.
– Games e Cinema: você sabia que, como arquiteto, poderá atuar junto de empresas para gerar melhores soluções na experiência dos espectadores? Incrível, não?!
Por meio de todo conhecimento do Arquiteto Urbanista, as empresas podem criar, virtualmente, cidades e interiores de prédios realistas e mais agradáveis aos olhos.-
– Você poderá atuar, também, em inúmeras outras áreas, como: projetos habitacionais, comerciais, institucionais, industriais, etc; urbanismo a nível de praça, bairro, cidade, etc; patrimônio histórico e restauração; designer de móveis, produtos e objetos de arte; arquitetura de interiores; paisagismo; comunicação visual; luminotécnica; tecnologia da construção; acompanhamento e execução de obras; cenografia; perícia técnica; pesquisas e docência, entre outras possibilidades. É uma profissão que traz bastante versatilidade ao profissional.
MERCADO DE TRABALHO
Atualmente, o setor de planejamento urbano é um dos que mais cresce, já que as demandas do setor público e a exigência da população por melhores condições de habitação têm aumentado cada vez mais.
A área ligada a sustentabilidade e acessibilidade também estão em alta, pois as demandas não param de crescer. Por ser uma profissão ampla, o mercado de trabalho para o profissional costuma ser bastante acolhedor, principalmente, para quem é criativo para buscar soluções. O mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista é sempre movimentado, tendo em vista que a profissão pressupõe versatilidade.
MÉDIA SALARIAL
Média salarial: por ser uma profissão muito valorizada, as médias salariais para este profissional são ótimas. Para recém formados, o valor gira em torno de R$ 5.000 mil reais, podendo atingir os R$ 15.000 mil reais ao longo do tempo.
Diferenciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa:
- Articulação das disciplinas práticas e teóricas, preparando o estudante para o mercado de trabalho;
- Laboratório de projetos amplo e acolhedor;
- Laboratórios de informática bem equipados;
- Diversidade de projetos de extensão onde o estudante, desde o primeiro semestre, tem contato com as demandas da comunidade, podendo exercer o papel social do arquiteto e urbanista;
- Disciplinas articuladas em todos os semestres de forma que a aprendizagem seja significativa e real;
- Disciplinas de projeto onde o estudante tem a oportunidade de exercitar a prática profissional, com interdisciplinaridade e colaboração;
- Oportunidades de estágios em várias áreas.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
Os modos de morar e a Arquitetura
Você sabe o que é abstração artística?
Paisagismo: saiba tudo sobre a arquitetura da paisagem!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Curiosidades e mercado de trabalho: Arquitetura e Urbanismo
5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Transmita suas ideias através do desenho!
6 dicas simples de como fazer um MAPA MENTAL e mandar bem nos estudos
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
Eu sou do time Ciências Exatas, eu sou #UNIVIÇOSA
Guia de organização: dicas para deixar o seu ambiente de estudos ainda mais produtivo
Fontes de pesquisa: Portal Guia da Carreira.