No texto de hoje apresentaremos o depoimento de Maurício Paiva, nosso querido ex-aluno do Curso de Ciências Contábeis da Univiçosa, que pretende seguir carreira acadêmica e nos contará um pouco da sua experiência com pesquisa científica após se formar.
Maurício Antônio de Paiva atualmente é bolsista de apoio técnico da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em parceria com Fundação Renova, no plano de ação “Pesquisa, desenvolvimento e inovação para recuperação das áreas impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão – Mariana – MG”, tendo como orientadora, a Professora Suely de Fátima Ramos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O projeto é intitulado, “Desenvolvimento de matriz sustentável de produção para a cadeia de leite e derivados nas regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares”.
E a equipe composta para construção e execução desse projeto é multidisciplinar contando com a participação da Professora Myriam Mello, do curso de Ciências Contábeis da Univiçosa, Gualter Rocha, aluno do 8º período da Univiçosa, e com membros que fazem parte do Departamento de Economia Rural (DER), Departamento de Economia (DEE), Departamento de Zootecnia (DZO), Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) e Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), todos estes vinculados a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
#4 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Pesquisa Científica
Conforme relatos de Maurício
“Foi com imensa alegria que recebi o contato da professora Myriam (Univiçosa) me informando sobre a vaga para participar do projeto de pesquisa, de imediato enviei meu currículo juntamente com meu histórico escolar para participar da seleção.
No dia 25 de janeiro de 2021 recebi o contato da professora Suely de Fátima Ramos Silveira (UFV) para marcar uma reunião para que ela pudesse me explicar como seria o operacional da pesquisa e no dia 01 de fevereiro de 2021 minha bolsa foi aprovada.
No início dos trabalhos de pesquisa foi realizado um levantamento pelos professores para estabelecer 7 municípios a serem visitados durante os trabalhos de campo. Dessa análise foram selecionados os municípios de Mariana, Barra Longa, Naque, Governador Valadares, Tumiritinga, Conselheiro Pena e Ponte Nova.
A equipe de campo foi composta por mim, Dayanne Lima (Dra. em zootecnia) e Júlia Baroni (estudante de veterinária), nosso trabalho consistiu em aplicar questionários aos produtores rurais previamente selecionados, secretaria de agricultura, Emater, laticínios, cooperativas e associações de produtores de leite.
O trabalho de campo foi maravilhoso, tive a oportunidade de conhecer vários municípios, ter contato com os produtores e com os representantes dos órgãos aqui citados, foi a minha oportunidade de aplicar os conhecimentos que aprendi na sala de aula em situações reais e muito complexas no que tange principalmente a questão gerencial e de custos nas propriedades rurais.
Outro ponto sensacional de participar de uma pesquisa é com relação ao aprendizado, como a equipe desse projeto de pesquisa é multidisciplinar temos acesso a informações de várias áreas do conhecimento, nas viagens de campo aprendi muito sobre a sanidade dos rebanhos, técnicas de manejo com vistas a reduzir os custos e aumentar os ganhos nas propriedades.
Participar de uma pesquisa é muito mais que reconhecimento na área acadêmica, é uma oportunidade de ajudar de fato a melhorar a vidas das pessoas, de elaborar ideias e processos que possam contribuir para manter e gerar empregos, trazer renda para as populações locais e consequentemente melhorar a vida dos indivíduos das regiões participantes e posteriormente aplicar tais ideias e processos nas demais regiões do país.
A saudosa Cora Coralina dizia “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes. ”, pois bem, durante os trabalhos de pesquisa temos a oportunidade de aprender com as pessoas que vivem nas regiões estudadas e que nos evidenciam o que realmente acontece com eles, quais os reais problemas que eles enfrentam no dia a dia para que com visão de realidade possamos elaborar soluções que de fato poderão ser implantadas levando em consideração cada uma dessas regiões.
Aproveito para ressaltar a importância das pesquisas cientificas para o desenvolvimento do nosso país, sejam estas pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento pois são uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade”
Maurício Antônio de Paiva é ex- aluno da Univiçosa e atualmente atua como bolsista de apoio técnico da FAPEMIG.
*Por Myriam Mello – Professora do curso de Ciências Contábeis da UNIVIÇOSA.
#1 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Auditoria
#2 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Perícia Contábil
#3 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Consultor Tributário
#4 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Pesquisa Científica
Saiba como a tecnologia da informação se aplica a contabilidade!
Regime tributário brasileiro: conheça os 3 tipos existentes!
Você sabia? Empresas dentro do Simples Nacional podem pagar menos impostos dentro da lei!
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Saiba o que é Networking e potencialize sua carreira profissional!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
PORQUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?