Por Myriam Mello e Gualter Rocha*
Na série de matérias especiais “Ciências Contábeis- Áreas de atuação”, você pode conhecer um pouco mais sobre o Curso de Ciências Contábeis e quais oportunidades de trabalho que ele oferece aos seus alunos.
No curso de graduação em Ciências Contábeis da Univiçosa, os alunos possuem oportunidades de atuação em diversas áreas, e, uma delas, é trabalhar com iniciação científica como o primeiro passo para uma carreira acadêmica.
Nesta perspectiva, o curso busca promover uma articulação entre o ensino e a pesquisa e para isso os alunos do curso são incentivados a participarem dos editais de distribuição de bolsas de iniciação científica que são ofertados pela Univiçosa, além de concorrer a bolsas de outras instituições financiadoras de pesquisa, como bolsas da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
O estudante que desenvolve um projeto na iniciação científica é acompanhado por um professor orientador. É esse professor quem orienta os alunos quanto aos métodos científicos que vão validar a pesquisa em desenvolvimento. Vale ainda ressaltar que, para exercer a atividade de iniciação científica, o bolsista recebe uma bolsa mensal, paga instituição que aprovou ou que contratou a pesquisa.
No texto de hoje apresentamos o depoimento de nosso querido aluno Gualter*, do 8º período do curso de Ciências Contábeis.
Gualter é bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em um projeto em parceria com Fundação Renova, no plano de ação “Pesquisa, desenvolvimento e inovação para recuperação das áreas impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão – Mariana – MG“.
O projeto que Gualter participa é intitulado, “Desenvolvimento de matriz sustentável de produção para a cadeia de leite e derivados nas regiões do Alto Rio Doce e Governador Valadares”.
E a equipe composta para construção e execução desse projeto é multidisciplinar contando com a participação da Professora Myriam Mello, do curso de Ciências Contábeis da Univiçosa, Maurício Paiva, ex- aluno da Univiçosa, e com membros que fazem parte do Departamento de Economia Rural (DER), Departamento de Economia (DEE), Departamento de Zootecnia (DZO), Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) e Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), todos estes vinculados a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Conforme relatos do aluno Gualter:
“O meio acadêmico apresenta inúmeras possibilidades, entretanto exige dedicação e comprometimento, participar de projetos científicos ou de projetos de extensão, dentre outros, amplia não somente seus conhecimentos como a visão acerca de outras coisas na vida.
No projeto em que atuo como bolsista tive a oportunidade de aprender mais sobre os impactos que acometeram a população atingida pelo rompimento da Barragem do Fundão, ver outras perspectivas e entender a real importância que o trabalho feito por nós pesquisadores.
Grande parte dos trabalhos de pesquisa têm por intuito ajudar a recuperar ou a melhorar certos aspectos de um ambiente, sociedade, mercados e diversas áreas que possam passar por um estudo mais profundo. Ao participar de projetos o importante é experimentar as diferentes áreas para conhecer ou descobrir a área que você mais gosta, seja acadêmico ou não, e sempre aproveitar os aprendizados obtidos, as experiências vividas e as oportunidades, além de dedicar-se ao máximo para que possa fazer com que sua participação agregue para todos, e o maior recompensado por isso será você mesmo”.
Pessoal, para quem quer seguir carreira acadêmica, ter feito parte de um projeto de iniciação científica conta pontos quando o aluno for participar de processos seletivos de mestrado e doutorado. Isso porque a maioria dos programas de pós-graduação pontua os alunos que já tiveram contato com a pesquisa acadêmica, o rigor dos métodos e as técnicas para escrever um bom trabalho científico. Além da possiblidade que o aluno tem de publicar artigos e relatório com os resultados encontrados na pesquisa, o que irá contribuir muito para compor seu currículo Lattes*, exigido pelos programas de pós-graduação.
*Gualter Bosco da Rocha– é aluno do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Univiçosa e atualmente é bolsista da FAPEMIG/RENOVA com contrato de 24 meses de bolsa.
Currículo Lattes*- é uma plataforma virtual com currículos, onde o pesquisador coloca toda sua produção acadêmica. Sendo criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.
*Por Myriam Mello – Professora do curso de Ciências Contábeis da UNIVIÇOSA.
#1 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Auditoria
#2 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Perícia Contábil
#3 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Consultor Tributário
Saiba como a tecnologia da informação se aplica a contabilidade!
Regime tributário brasileiro: conheça os 3 tipos existentes!
Você sabia? Empresas dentro do Simples Nacional podem pagar menos impostos dentro da lei!
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Saiba o que é Networking e potencialize sua carreira profissional!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
PORQUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?