Conheça um pouco mais o Curso de Ciências Contábeis, e suas áreas de atuação – Consultor Tributário!
Por: Myriam Mello*
A finalidade da Contabilidade é prestar informações úteis para a tomada de decisão pelos responsáveis pela contabilidade de uma organização. Entre os principais usuários da informação contábil estão os proprietários, investidores, administradores, fornecedores, clientes, funcionários e o governo. Esse último usuário da informação contábil, o governo, tem o poder de exigir o pagamento de tributos por parte das empresas e ainda a prestação de informações corretas sobre a forma que foi realizada esse pagamento.
Além disso, é fato que a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, sendo assustador o volume de informações que modificam todo ano, bem como a forma de se prestar informações ao governo. Diante dessa complexidade, o planejamento Tributário realizado pelo Consultor Tributário tem como finalidade uma maior economia fiscal possível, reduzindo a carga tributária para um valor menor dentro da lei e a prestação correta de informações ao fisco.
Para um bom planejamento tributário, a empresa precisará estar amparada por uma equipe de bons profissionais contábeis para fechar as contas no final do mês, garantindo assim sua continuidade e seu crescimento, tudo conforme determina a lei contábil e a lei fiscal.
O contador é o profissional responsável pelo gerenciamento da contabilidade e do setor fiscal de uma empresa, apresentando informações que serão úteis para a tomada de decisão. E nessa função de gerenciamento, o setor com maior demanda tem sido o setor empresarial e nesses tempos de crise econômica, um ramo que tem se destacado é Consultor tributário, direcionada para a tomada de decisão no campo contábil– financeiro e tributário da empresa.
O Consultor tributário irá fazer uma análise de todas as operações da empresa buscando identificar possíveis oportunidades de diminuição lícita da carga tributária. Nesse ramo, o contador trabalha de forma autônoma, prestando consultoria que poderá ter como público alvo a iniciativa privada, o governo, as Organizações não- governamentais- ONGs — e nas mais diversas áreas, como fiscal, previdenciária, trabalhista, marketing e processamento de dados.
Em suas atividades o Consultor irá realizar um estudo detalhado da empresa, seus produtos ou serviços e verificar qual forma de tributação é mais adequada para essa empresa. Verifica também quem são seus clientes, onde estão localizados, quais são as obrigações tributárias relacionadas a venda e a entrega para esses clientes.
Nessa análise deve-se considerar, também, os incentivos fiscais, as isenções que estados e municípios concedem, a recuperação de imposto, contribuições e taxas pagas indevidamente ao governo.
O contador é a principal fonte de informação para as empresas, esse profissional deve apresentar aos seus clientes, os casos em que a empresa poderá economizar recursos, dentro da lei, através do Planejamento Tributário.
Através de um bom planejamento, e com a empresa realizando uma apuração fiscal de forma mais eficiente, consequentemente terá mais economias, impactando diretamente no lucro da empresa. Consequentemente, o empresário e/ou administradores poderão aumentar o número dos funcionários contribuindo com a geração de empregos. Nesta perspectiva, a empresa continua operando legalmente, tendo maior potencial de competir no mercado, por economizar em seus custos sem reduzir a qualidade dos produtos ou serviços prestados.
*Por Myriam Mello – Professora do curso de Ciências Contábeis da UNIVIÇOSA.
#1 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Auditoria
#2 Ciências Contábeis – Áreas de atuação: Perícia Contábil
Saiba como a tecnologia da informação se aplica a contabilidade!
Regime tributário brasileiro: conheça os 3 tipos existentes!
Você sabia? Empresas dentro do Simples Nacional podem pagar menos impostos dentro da lei!
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Saiba o que é Networking e potencialize sua carreira profissional!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
PORQUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?
Fonte: BORGES, Humberto Bonavides. Planejamento tributário: IPI, ICMS, ISS E IR. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2012.439 p. ISBN 97885224470921. Português.