Conheça um pouco mais o Curso de Ciências Contábeis e suas áreas de atuação: Auditoria – como é o mercado nessa área!
Por Myriam Mello*
As atividades de uma empresa precisam estar de acordo com normas específicas e também com os objetivos do negócio. Por lei, todas empresas precisam elaborar demonstrações contábeis que evidência sua posição financeira e econômica. Além disso devem manter um rigoroso controle das finanças com o objetivo de evitar fraudes ou prejuízos.
Nessa função de controle que está inserida o papel do Auditor, que irá verificar irregularidades e propor medidas que visem corrigir os erros.
Para entender o papel do auditor vamos explicar primeiro o que é Auditoria
Auditoria consiste em uma técnica contábil que realiza o “levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade”.
Nessa técnica é realizada uma análise apurada da veracidade e autenticidade de todos os dados das demonstrações contábeis elaboradas pelas empresas. O objetivo é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis por parte dos usuários, que é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável, visando melhorias e aperfeiçoamento de controles da entidade.
A auditoria se divide em auditoria interna e auditoria externa
Auditoria Interna consiste na atividade de avaliação independente dentro da empresa, para verificar as operações e emitir uma opinião sobre elas, sendo considerada um serviço prestado à administração.
Para isso, é papel da auditoria interna recomendar soluções para problemas apontados ao longo dos trabalhos, além de apresentar subsídios para aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos. O Auditor Interno é um funcionário da própria empresa, que trabalha em conjunto com a Administração, auxiliando-a no cumprimento de seus objetivos.
A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, agregando valor ao resultado da organização.
A auditoria externa surgiu a partir da necessidade de dar mais credibilidade aos números apresentados pelas empresas aos usuários da informação contábil. O auditor externo irá utilizar um conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis de uma empresa, sobre a veracidade as informações apresentadas.
Essa auditoria é executada por profissional independente, sem ligação com os quadros da empresa, tendo sua atuação regulada por contrato de serviços.
A legislação brasileira determina que as empresas de grande porte (que têm receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, ou que possuem ativos superiores a R$ 240 milhões) são obrigadas a auditoria externa anualmente. Para empresas como bancos, seguradoras e fundos de investimentos, a auditoria deve ser realizada semestralmente.
Por meio da auditoria externa a empresa atesta que não existem qualquer tipo de fraude ou erro que possam causar impacto significativo na situação financeira e contábil da empresa
Tanto o auditor interno quanto o auditor externo irão analisar informações contábeis elaboradas pela empresa como: balanço patrimonial, pagamentos em geral, situação fiscal, contratos com fornecedores e atividades internas.
Uma boa auditoria pode contribuir para resguardar os direitos de terceiros, para reduzir a ineficiência das operações e a prática de atos abusivos e para assegurar a adequação das demonstrações contábeis e outras informações financeiras.
Para atuar como Auditor é preciso ser bacharel em Ciências Contábeis; Obter aprovação e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região em que pretende atuar. É preciso ainda obter aprovação em um Exame de Qualificação Técnica, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para ingressar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).
A contabilidade possui diversas áreas de atuação com boas vagas de emprego e a auditoria é uma área em crescimento, tendo em vista sua importância no que se refere a identificar falhas no controle das finanças e até mesmo fraudes fiscais. Além disso, é fato que os investidores querem investir naquelas empresas que apresentam maior transparência e exatidão das suas operações.
*Por Myriam Mello – Professora do curso de Ciências Contábeis da UNIVIÇOSA.
Saiba como a tecnologia da informação se aplica a contabilidade!
Regime tributário brasileiro: conheça os 3 tipos existentes!
Você sabia? Empresas dentro do Simples Nacional podem pagar menos impostos dentro da lei!
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Saiba o que é Networking e potencialize sua carreira profissional!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
PORQUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?
Fonte: CREPALDI, Sílvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 10ª edição. São Paulo: Atlas, 2016