Qual a diferença de fármacos anti-inflamatórios e antibacterianos?
Fármacos anti-inflamatórios são utilizados para combater os 5 sinais ou sintomas da inflamação que são: edema, dor, vermelhidão, calor e limitação de movimento do local afetado.
Fármacos antibacterianos são utilizados para inibir a proliferação bacteriana no organismo (ação bacteriostática) ou para promover a morte da bactéria (ação bactericida).
As infecções bacterianas podem causar um processo inflamatório, justificando o uso de antibióticos e anti– inflamatórios associados.
Deve-se ficar atento ao tipo de microrganismo que está causando a infecção, pois em caso de infecção por vírus, pode apresentar sintomas de inflamação, porém não se justifica o uso de antibióticos no seu tratamento. O uso indiscriminado de antibióticos para tratamento de infecções viróticas pode causar resistência bacteriana.
A resistência bacteriana, é um processo de adaptação de bactérias a presença de antibióticos e passam a não responder a ação destes medicamentos, sendo necessário o uso de antibióticos cada vez mais potentes para infecções que antes eram facilmente tratadas.
Lembre-se vírus e bactérias são diferentes, portanto o tratamento é diferenciado.
*Por: Professora Adriene Jane Franco, professora do curso de Farmácia da Univiçosa.
A importância da boa alimentação na prevenção do coronavírus
Automedicação: Riscos e o papel do farmacêutico
Saiba tudo sobre plantas medicinais e os seus benefícios!
Escolher o curso e a Instituição certa vai determinar o seu futuro!
Guia de organização: dicas para deixar seu ambiente de estudos mais produtivo!
6 dicas simples de como fazer um MAPA MENTAL e mandar bem nos estudos