
Escolher uma graduação pode ser um pouco menos simples do que ir a uma sorveteria escolher um sabor de sorvete! Mas, fica beeem mais fácil quando se tem as informações certas!
E é por isso que trouxemos um conteúdo cheio de dicas pra você. Elas vão dar um up na sua carreira profissional!
Rede de contatos
Desde o primeiro período, o convívio com professores, e outros colegas, permite a criação de uma rede de contatos. São várias oportunidades para conhecer novas pessoas e trocar experiências, como palestras, congressos e outros eventos fundamentais para construir uma trajetória de sucesso na profissão que escolher.
Crescimento pessoal
A graduação é responsável por fazer com que a sua visão de mundo seja ampliada e isso é importante porque vai além do estudo em uma área com a qual você se identifica. Assim, você sai da sua zona de conforto, aprende coisas novas e, de quebra, conhece pessoas diferentes das que está acostumada a ter por perto e é aí que acontece uma troca de experiências que vai mudar a sua vida!
Preparação profissional
Preparar um profissional é colocá-lo nas rotinas de trabalho, aplicando na prática toda teoria aprendida. Durante o curso você tem um pré-contrato do que vai encontrar no mercado de trabalho, por isso, você desenvolve habilidades para resolver problemas e resolver qualquer pepino que aparecer.
Conquistar um bom emprego
Profissões que possibilitam maior valorização profissional, em sua maioria, são aquelas que exigem um curso superior. É a famosa mão de obra qualificada! É após um curso superior que essa frase se encaixa da melhor maneira. Ela possibilita que você tenha as qualificações necessárias para desempenhar sua função dentro de qualquer empresa.

E claro, para alcançar todos esses objetivos, precisamos pensar também na Instituição de Ensino Superior. Entre os passos que devem ser seguidos para essa escolha, é preciso avaliar o reconhecimento pelo MEC – Ministério da Educação, visitar as instalações para conhecer a infraestrutura e pesquisar sobre a qualificação do corpo docente.
Reconhecimento pelo MEC
Uma das principais garantias de que seu diploma será reconhecido pelo mercado é ter um bom reconhecimento. No e-MEC você pode consultar qual é a situação das instituições de educação superior e, também, de cursos de graduação.
Para avaliar a Instituição de Ensino que você quer estudar, confira sua posição no IGC – Índice Geral de Cursos e seu conceito institucional, que tem notas de 1 a 5. O IGC resume a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação de cada Instituição de Ensino do Brasil.
Qualificação dos professores
Outro ponto importante é pesquisar a qualificação dos professores da Instituição. Consulte o currículo lattes para conhecer sua formação acadêmica, atuação profissional, linhas de pesquisa, artigos e livros publicados, entre outros. Quanto maior a quantidade de docentes com mestrado e doutorado, melhor. A Univiçosa, por exemplo, tem a maioria do corpo docente composta de mestres e doutores.
Confira os serviços oferecidos para os alunos
Para ter certeza de que está escolhendo a Instituição de Ensino Superior certa, você precisa também checar se a ela oferece uma série de serviços para seus alunos.
Por isso, procure uma Instituição que ofereça Ensino, Pesquisa e Extensão, projetos de Iniciação Científica, parcerias com empresas renomadas no mercado, Estágios para adquirir conhecimento a mais fora da sala de aula, e variedades nas opções de estágio para o aluno e atendimento para população, como Clínicas Integradas, Clínica Veterinária Escola, Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor… Tudo isso é um diferencial e tanto e deve pesar na hora da escolha da Instituição de Ensino.
Infraestrutura
Depois de muita pesquisa, é hora de colocar a mão na massa (ou o pé na instituição, nesse caso)! Chegou a hora de visitar às instalações da Instituição de Ensino. Verifique onde a Instituição está localizada. Veja se a infraestrutura oferecida é boa e se, salas de aulas, laboratórios e bibliotecas são bem equipados.
Muitas Instituições oferecem visitas guiadas para você conhecer melhor o lugar que poderá frequentar pelos próximos anos, mesmo que essa visita seja virtual, elas utilizam as redes sociais, por meio de fotos, vídeos, lives para levar a Instituição até o candidato.
Analise o custo-benefício e as facilidades oferecidas
E por último, mas não menos importante: o custo-benefício. É preciso colocar no papel o valor da mensalidade e fazer um planejamento financeiro para se programar. Muitas Instituições de Ensino oferecem descontos e convênios, programas do governo, como Fies e Prouni e programas próprios como o UniFácil que podem ajudar a tornar o seu sonho de cursar o Ensino Superior realidade!
https://www.univicosa.com.br/sobre/estrutura
https://www.univicosa.com.br/pesquisa/iniciacao_cientifica
O que as empresas esperam do profissional atualmente?
Como faço para ingressar em um curso superior?
Entenda o que é: ProUni, Fies, Vestibular Social e UniFácil!