Quem não sonha em ingressar no ensino superior, viver todas as etapas, lá do comecinho até a tão sonhada formatura. Mas, para isso, não podemos esquecer o início dessa história: como vou ingressar no curso superior? Existem várias formas para começar uma graduação. Vamos apresentá-las e você escolhe qual é a sua melhor opção. Se liga nessa!
Vestibular Tradicional
Como o próprio nome diz, o vestibular tradicional é o mais usado pelas universidades. No edital, você encontra as regras do processo seletivo, os conteúdos que serão cobrados nas provas e o cronograma de atividades.
Os conteúdos cobrados são das principais disciplinas do ensino médio: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Geografia, História. Provas de Língua Estrangeira (Inglesa ou Espanhola) costumam fazer parte da prova.
Como o processo é divulgado com antecedência e você fica sabendo de tudo, dá pra se preparar com muita antecedência.

Vestibular Agendado
O vestibulando tem a chance de reservar o dia de acordo com a sua disponibilidade de horário e de preparo, ao invés de fazer a prova em data única.
Semelhante ao Vestibular Tradicional, o conteúdo cobrado abrange as matérias dos três anos do ensino médio, ou pode também ser apenas uma redação, dependendo da Instituição de Ensino.
No Vestibular Agendado, em geral, a Instituição divulga o calendário com as possíveis datas e o vestibulando escolhe a que melhor se encaixa na sua rotina. Assim, pode-se fazer a prova durante a semana ou aos sábados, pela manhã, tarde ou noite. Nos vestibulares tradicionais as provas, quase sempre, são realizadas aos finais de semana.
Outro ponto positivo é que o resultado do vestibular agendado também costuma ser divulgado em menos tempo do que no vestibular tradicional, devido ao menor número de participantes.
Nota do Enem
O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 como uma forma de medir a qualidade das escolas do país. Desde então, ele foi aprimorado e, em 2009, ganhou a função de selecionar os alunos para as Instituições de Ensino públicas e privadas.
Atualmente, aceitar a nota do Enem como forma direta pra ingresso se tornou cada vez mais comum entre as Instituições. Ou seja, o aluno que tiver um bom desempenho e apresentar sua nota, poderá fazer a matrícula sem precisar passar por vestibular ou qualquer outro processo seletivo.
Algumas Instituições oferecem até mesmo descontos nas mensalidades ou bolsas de estudo para aqueles que tiveram um alto rendimento na prova.

Uma informação importante a ser lembrada é que grande parte dos financiamentos estudantis do governo exigem que o estudante tenha realizado o Enem para ser selecionável a bolsas e parcelamentos. Por isso, se esse for o seu caso, comece já a se preparar para a prova!
Bolsas e financiamentos
Além da possibilidade de utilizar o resultado obtido na prova no lugar do vestibular, existem duas ótimas oportunidades de ingressar no curso superior utilizando a nota do Enem: por meio do ProUni ou por meio do FIES.
O que é o ProUni?
O ProUni – Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos em Instituições de Ensino particulares para estudantes em vulnerabilidade econômica. Como funciona o ProUni? O ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de integrais ou parciais de estudo. Bolsas de 100%: renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família Bolsas de 50%: renda de até três salários mínimos por pessoa da família
O que é o FIES
O Novo Fies – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC – Ministério da Educação, que autoriza financiamento a estudantes, ofertados por Instituições de Ensino Superior não gratuitas aderentes ao programa. O estudante recebe uma ajuda do governo para pagar o curso e só depois de formado que ele começa a quitar esse valor. Quais são as condições de financiamento do Novo FIES? Para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, os financiamentos concedidos com recursos do Fies terão uma taxa real ZERO de juros!

Quem pode concorrer ao Novo FIES? Para participar do Novo Fies é preciso ter alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação; O candidato poderá utilizar sua nota do ENEM do ano 2010 em diante. A renda familiar do candidato não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa que compõe o grupo familiar.
Transferência Externa
Como o próprio nome recomenda, a transferência é um processo em que o estudante pode trocar de Instituição sem realizar um novo vestibular. Isso acontece, geralmente, quando o aluno precisa mudar de cidade, quer fugir do trânsito e estudar em um lugar mais próximo de casa ou, até mesmo, quando não gosta da metodologia de ensino ou da infraestrutura do local.
As Instituições não costumam solicitar uma nova prova de vestibular ao candidato. Porém, em alguns lugares, isso pode acontecer. Sendo assim, busque informações antes de iniciar a solicitação da transferência.
O processo pode ser diferente de uma Instituição para outra. Mas, normalmente, é necessário procurar a central de atendimento ou secretaria acadêmica e realizar o pedido de transferência externa.
Sou aluno com Fies ou ProUni, posso trocar de faculdade? Sim. Se você utiliza o Fies ou o ProUni, você pode participar do processo seletivo de transferência externa. Mas, antes, de se candidatar, é preciso conferir se a Instituição para a qual você deseja ir está devidamente inscrita nos programas e tem vagas disponíveis no curso pretendido.

Portador de Diploma
Se você já possui cursou o ensino superior e pensa fazendo uma segunda graduação não precisa passar pelo processo seletivo de uma Instituição que aceite essa modalidade de ingresso. O candidato pode utilizar o diploma para realizar a matrícula no curso desejado. Basta entregar os documentos solicitados pela Instituição de Ensino no ato da matrícula.
Normalmente, os portadores de diploma estão em busca de uma realocação no mercado de trabalho ou até mesmo mudar de carreira.
É bastante comum as Instituições oferecerem desconto na mensalidade para o portador de diploma. Esse método é muito vantajoso, desde a entrada até o dia da formatura.
QUAIS AS FORMAS DE INGRESSO NA UNIVIÇOSA?
Há diversas formas para ingressar na Univiçosa. Por meio do tradicional vestibular, vestibular agendado, nota do ENEM, Transferência Externa, Portador de Diploma, e Reingresso.
Confira como funciona cada um desses processos. – https://univicosa.com.br/graduacao/formas_de_ingresso
Quando devo começar a me preparar para o Enem 2022?
10 DICAS PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA PROVAS DE VESTIBULAR E ENEM
5 motivos para fazer graduação na UNIVIÇOSA
Conheça os diferenciais, benefícios e as vantagens de escolher um de nossos cursos