Você sabe qual o papel da Unidade de Atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na atenção primária à saúde e o papel do fisioterapeuta neste nível de atenção?
O NASF foi criado em 24 de janeiro de 2008, através do Programa de Saúde da Família (PSF), que teve seu início lá na década de 90, com o intuito de fornecer apoio de profissionais especializados em diversas áreas na rede de serviços da atenção básica. É justamente através do NASF que o fisioterapeuta se insere e atua na atenção primária à saúde.
Isso porque o NASF atua de maneira integrada no apoio às equipes de saúde da Atenção Básica, com foco interdisciplinar e intersetorial, através de ações que buscam cuidar da população e educá-la sobre saúde.
Este acompanhamento é feito através do Apoio Matricial, que é constituído por equipes de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, nutricionista, psicólogos e os próprios fisioterapeutas!
Neste cenário, o fisioterapeuta irá atuar, principalmente, na promoção e prevenção da saúde, através de campanhas educativas, palestras, atendimentos individuais, atendimentos domiciliares, para estabelecer um contato direto com o paciente seus familiares e atendimentos em grupo (hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos, etc.), proporcionando prevenção, reabilitação e tratamento de doenças da população.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio, em Viçosa (MG), existem grupos de Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Ortopédica ativos, que acontecem de segunda-feira a quinta-feira, a partir das 14h30. Para participar dos grupos, basta comparecer na UBS do bairro onde os estagiários de Fisioterapia atuam e comunicar o interesse em frequentar os encontros!
Se interessou por esta área de atuação? Clique aqui e confira também qual é o papel dos fisioterapeutas no acompanhamento de idosos hospitalizados!
Se quer saber mais sobre o curso, clique aqui e confira 5 motivos para estudar Fisioterapia da Univiçosa!