Você está pensando em estudar Arquitetura e Urbanismo, mas ainda tem dúvidas se esse curso é para você? Talvez essas dúvidas tenham surgido de alguns mitos que dizem por aí sobre o curso. Vem com a gente descobrir o que é mito e o que é verdade sobre essa área tão interessante!
1º mito: “Precisa saber desenhar para fazer Arquitetura”
Esse deve ser o mito mais difundido. O essencial é o amor pela profissão e a criatividade. As técnicas e noções necessárias para projetos e croquis você irá aprender em disciplinas ao longo do curso e, para melhorar o traço, você precisará praticar bastante! Além disso, você poderá aprimorar sua técnica com cursos extras, afinal, todo conhecimento é bem-vindo!
2º mito: “Vou fazer Arquitetura porque sei desenhar”
Na contramão do primeiro mito, esse segundo também pode enganar muita gente! Antes de iniciar seu curso de Arquitetura e Urbanismo baseado somente em suas habilidades para desenho, saiba que a Arquitetura é uma área muito mais abrangente! Durante o curso você também estudará disciplinas de história, topografia, composição do espaço, sustentabilidade, acessibilidade, materiais e tudo que você precisará para conseguir elaborar um projeto que atenda às necessidades do seu cliente!
3º mito: Arquiteto é igual a Engenheiro Civil
Não! De forma alguma. As pessoas precisam entender que, apesar de serem profissões complementares e parceiras, cada profissional tem sua formação e seu campo de atuação. Falando de forma geral das partes comuns das duas formações, o arquiteto está apto a projetar e coordenar construções e reformas. Já o engenheiro civil trabalha mais com os projetos complementares (projetos estruturais, fundações, hidráulica, elétrica e esgotamento sanitário) e a construção, propriamente dita. A parceria entre esses profissionais garante obras de qualidade e seguras.
4º mito: Fazer um projeto de arquitetura é fácil e rápido
Diferente do que muitos pensam elaborar um projeto de arquitetura não é fácil e rápido. Ele demanda tempo. Isso porque o projeto não é apenas um desenho, mas o resultado de todas as soluções pensadas para aquele espaço. O projeto final é um conjunto de soluções que melhor atendem as expectativas do cliente, levando em consideração uma série de fatores, como normas técnicas, gostos do cliente, funcionalidade, estética e outros pontos.
5º mito: Arquitetura só vale para grandes obras e projetos de luxo
Não necessariamente… Este é um mito que teve origem, na antiguidade, no contexto dos grandes projetos para clientes, como a Igreja, o Estado e a classe alta. Foi esta situação que colaborou para o mito que ambientes belos, planejados e confortáveis são exclusividade dos mais ricos. Porém, projetar edificações e espaços com soluções técnicas adequadas a cada realidade não é privilégio de poucos e sim a meta dos profissionais da arquitetura, independente do recurso econômico dos seus usuários. A atuação do arquiteto em projetos sociais vem sendo cada vez mais destacada.
Uma Verdade: O arquiteto é um profissional essencial em uma projeto/obra
O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também uma recompensa mensurável à longo prazo.
Agora que você já conhece a verdade que colocam por terra os mitos da Arquitetura, que tal conhecer como é de verdade o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVIÇOSA?
A partir das atividades acadêmicas do nosso curso, o estudante trabalha a sensibilidade artística e a consciência socioambiental, através das diversas técnicas de se organizar, criar e planejar espaços internos e externos.
Entre as atividades do profissional formado em Arquitetura e Urbanismo, destaca-se:
- Projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, institucionais, ou seja, projetos arquitetônicos de qualquer natureza;
- Concepção de projetos que visa o planejamento de uma região, bairro, cidade, assim como de áreas livres;
- Criação e de concepção dos espaços abertos, como por exemplo, jardins e praças;
- Recuperação de construções antigas ou deterioradas e intervenção em patrimônio histórico, cultural e artístico;
- Projetos de iluminação de ambientes, tanto de pequenos como de grandes portes, seja eles interiores ou exteriores;
- Pesquisa dos materiais e das técnicas para a aplicação na obra;
- Acompanhamento e Execução de Obra;
- Designer de interiores, gráfico e de mobiliário.
A versatilidade da profissão confere ao Arquiteto e Urbanista um mercado bastante amplo e acolhedor.
Diferenciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa:
- Articulação das disciplinas práticas e teóricas, preparando o estudante para o mercado de trabalho;
- Laboratório de projetos amplo e acolhedor;
- Laboratório Maker, onde o estudante tem contato direto com novas tecnologias exigidas pelo mercado de trabalho:
- Laboratórios de informática bem equipados;
- Diversidade de projetos de extensão onde o estudante, desde o primeiro semestre, tem contato com as demandas da comunidade, podendo exercer o papel social do arquiteto e urbanista;
- Disciplinas articuladas em todos os semestres de forma que a aprendizagem seja significativa e real;
- Disciplinas de projeto onde o estudante tem a oportunidade de exercitar a prática profissional, com interdisciplinaridade e colaboração;
- Oportunidades de estágios em várias áreas.
Gostou do Post? Aproveite para comentar e compartilhar com seus amigos! Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVIÇOSA, acesse o site e siga nosso Instagram @arquitetura.univicosa. Você também pode aprender mais lendo outros posts do nosso blog.
Quero ser Arquiteto! Quem devo seguir no Instagram?
A Primeira Expressão Arquitetônica Brasileira
Curiosidades e mercado de trabalho: Arquitetura e Urbanismo
Paisagismo: saiba tudo sobre a arquitetura da paisagem!
Os modos de morar e a Arquitetura
Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon every day. It will always be interesting to read through articles from other writers and use a little something from other sites.