As disfunções temporomandibulares compreendem uma série de sinais clínicos envolvendo os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas, com sintomas comuns como dor, movimento restrito, sensibilidade muscular e sons articulares intermitentes.
As disfunções temporomandibulares (DTM) são consequência de múltiplos fatores e sua manifestação clínica é observada com a presença de cefaleia, dor ou dificuldade ao mastigar, estalidos ou crepitação, travamento da articulação, dor no pescoço e ombro, dor ou cansaço na região mandibular, zumbido ou sensação de pressão no ouvido, embora em determinados casos possa ser assintomática.
A fisioterapia desempenha um papel importante no manejo da DTM. As estratégias visam aliviar a dor e restaurar a função motora usando uma ampla gama de técnicas, incluindo terapia manual, exercícios terapêuticos, eletroterapia analgésica, fotobiomodulação e agulhamento seco.
Você tem algum dos sintomas acima?
O curso de Fisioterapia da UNIVIÇOSA oferece GRATUITAMENTE atendimento fisioterapêutico para pacientes com DTM através de projeto de extensão. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira durante a tarde. Para maiores detalhes entre em contato na Clínica escola de Fisioterapia através do telefone: (31) 3899-8042.
A UNIVIÇOSA é a instituição que você deve procurar para cursar Fisioterapia. Ela tem como missão formar fisioterapeutas competentes para atuar na promoção da saúde, prevenção, proteção e recuperação do indivíduo e da coletividade, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais.
Além disso, recebeu nota 4 no ENADE e tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as formas de expressão e potencialidades, pautadas em uma formação generalista, humanista, técnica, científica e de ordem prática presencial. Quer saber mais? Clica aqui para conhecer o curso ou leia alguns posts que separamos para você:
Projeto MoviMente – Uma parceria HSS e Fisioterapia
5 motivos para estudar Fisioterapia da UNIVIÇOSA
A importância da Fisioterapia no CTI em tratamento de um paciente politraumatizado
Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon every day. It will always be interesting to read through articles from other writers and use a little something from other sites.