Você está decidido a estudar Medicina Veterinária, mas está ouvindo por aí informações que o fazem questionar se essa é a melhor profissão para o seu perfil? Será que essas informações não são na verdade alguns Mitos da Medicina Veterinária? Venha descobrir a verdade sobre essa profissão e se ela realmente é para você!
1- O mercado de Medicina Veterinária é para homens. MITO! Nada impede uma mulher de ser excelente Médica Veterinária, inclusive de grandes animais. Recebemos durante toda nossa formação recursos necessários a lidar também com grandes animais e muitas profissionais renomadas nessa área são mulheres!
2- Todo Médico Veterinário é pobre. MITO! O mercado de medicina veterinária é muito amplo e se você estudou com dedicação em uma faculdade renomada, como a UNIVIÇOSA, você poderá ser um excelente profissional, com ótimos salários!
3- Quem não gosta de gente deve fazer Medicina Veterinária, para lidar apenas com animais. MITO! Como nossos pacientes não falam, é imprescindível lidarmos com os tutores e proprietários dos animais, procurando sempre uma ótima convivência, sempre cordial e solícito às necessidades dos mesmos, afinal de contas, são os nossos clientes!
4- O Médico Veterinário não é um profissional da área da saúde. MITO! O Médico veterinário estuda com profundidade as zoonoses, doenças transmitidas entre os animais e o ser humano e por isso, assume importantes cargos no controle dessas doenças, área de gestão e desenvolvimento de programas de controle e prevenção de doenças, além de atuar na área de desenvolvimento de imunobiológicos, como vacinas e soros.
5. O Médico Veterinário precisa escolher uma espécie de sua preferência, para se especializar durante o período de graduação. MITO! O curso de Medicina Veterinária, segundo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação precisa ser generalista, ou seja, durante a graduação, o estudante estudo todas as espécies e posteriormente, após a formatura, ele poderá fazer uma ou mais pós-graduações/ especializações na área preferida.
O Médico Veterinário precisa estudar muito, porque estuda várias espécies animais. VERDADE! Desde o primeiro período estudamos a anatomia comparada, entre os animais domésticos, sendo elas bovinos, equinos, suínos e cães. Precisamos estudar muito e dedicar ao curso, que também é muito prático e aplicado.
Os diferenciais do curso de Medicina Veterinária na UNIVIÇOSA transitam pela excelente infraestrutura, com salas de aula confortáveis, laboratórios modernos, Clínica Veterinária Escola com atendimento à comunidade e Fazenda Escola, onde são realizadas as aulas práticas de diversas disciplinas voltadas a animais de produção. O curso ainda conta com Grupos de Estudo e Projetos de Extensão que possibilitam a prática profissional e discussão de temas relevantes ainda no período de formação. São realizadas também visitas a propriedades conveniadas da região, onde são prestados atendimentos clínicos e cirúrgicos.
Quer saber mais? Visite nosso site ou nos siga no Instagram @medicinaveterinariaunivicosa. Veja também outros posts relacionados a seguir.
5 CARGOS PARA MEDICINA VETERINÁRIA
Quero ser Médico Veterinário, quem devo seguir no Instagram?
O Perfil do Profissional de Medicina Veterinária
5 motivos para estudar Medicina Veterinária na UNIVIÇOSA
Medicina Veterinária: curso com várias áreas de atuação