A área da tecnologia é uma das áreas que mais cresce, tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo; isso se deve ao fato de que, hoje, vivemos a era da tecnologia, estamos mais conectados do que nunca e as empresas precisam se adaptar à essa nova realidade, caso contrário, serão ultrapassadas por outras empresas que investem na área.
Com esse grande crescimento, a demanda por profissionais da área tem crescido cada vez mais, porém, faltam profissionais qualificados para assumirem cargos relacionados à Computação.
Portanto, se você tem interesse por tecnologia, a Engenharia de Computação certamente é o curso ideal para você, afinal, você trabalhará com o que gosta, a tecnologia, e receberá muito bem por isso, podendo aproveitar oportunidades incríveis de trabalho!
O perfil do profissional
O curso de Engenharia de Computação é um curso da área de exatas, ou seja, encontrar “problemas”, projetar e criar soluções será o foco de quem ingressar nesta área.
Curiosidade, atenção às necessidades e conexão com as novidades do mercado, bem como gostar de propor soluções e resolver problemas, também são características deste profissional, afinal, através dos seus conhecimentos, você poderá criar diversas soluções tecnológicas para melhorar o cotidiano de empresas e pessoas.
Você desenvolverá habilidades específicas de profissionais de engenharia, agregando computação, tudo com muita tecnologia no projeto de produtos de hardware e de software para segmentos diversos como pessoal, comercial, residencial e industrial.
Você decidirá o que mais lhe convém e definirá onde aprofundar seus conhecimentos tanto para construir seu trabalho de conclusão de curso como para propor um novo produto ou serviço na empresa simulada.
Como futuro engenheiro de computação, você poderá atuar em diversas áreas da indústria, como: automobilística, informática, farmacêutica, telecomunicações, robótica e muito mais! Confira abaixo algumas áreas que podem ser interessantes para o seu futuro:
Desenvolvendo sistemas: como engenheiro, você poderá seguir a área de desenvolvimento de programas, criando sistemas de computação, implementando software para sistemas de comunicação e outros, sendo assim, contribuindo para o monitoramento e o controle das diversas atividades através destes dispositivos.
Controle e automação: para você que almeja o setor industrial, essa área é a melhor opção. Nela, você lidará com a automatização de diversas tarefas e processos, podendo desenvolver robôs, aparelhos e sistemas. Incrível, não?!
Projetar equipamentos de informática: já pensou em projetar e construir diversas peças tecnológicas de informática e contribuir para a evolução dos novos computadores? Através da engenharia de computação, você pode!
Mercado de trabalho e faixa salarial
O mercado de trabalho para os engenheiros de computação está em alta e segue em grande crescimento, afinal, vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, e o mercado precisa deste profissional para se modernizar e criar soluções, desenvolver tecnologias para a nossa sociedade.
Você encontrará oportunidades de emprego em vários locais, desde bancos a instituições financeiras, consultoria tecnológica, indústrias, empresas e comércio eletrônico, dentre outros. Além de ter a possibilidade de desenvolver habilidades empreendedoras e criar seu próprio negócio.
Segundo o site Vagas, a média salarial para o profissional da Engenharia de Computação é um dos melhores do país, girando em torno de R$ 6.526,00, podendo ultrapassar os R$ 10 mil reais ao longo dos anos!
Se você chegou até aqui, é sinal que sim, a Engenharia de Computação te desperta um forte interesse, e que as características do profissional da área são semelhantes ao que você busca para você e para o seu futuro profissional.
Comece já a graduação em Engenharia, realize o seu sonho e trilhe uma carreira de sucesso na área da tecnologia da informação, computação e informática.
Engenharia de Computação e as oportunidades de um mercado promissor
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
Desenvolva seu raciocínio com a programação!
8 erros mais comuns na criação de um currículo!
5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
Lei Geral de Proteção de Dados: o que é e o que muda
Inteligência artificial e o fluxo de informações em tempos de COVID-19
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?
Sou Mocambicano, sempre procuro uma oportunidade para fazer este curso, mais ainda nao encontrei a oportunidade, na minha pessoa acho muito relevante e importante em conhecer tecnologias de comptucao.