De acordo com a arquiteta Sílvia Odebrecht, com o projeto arquitetônico busca-se “resolver problemas de ordem funcional e de ordem estética, observando o contexto em que se inserem, tanto o físico, como o cultural, o socioeconômico e o tecnológico.”
O conhecimento técnico sobre insolação, ventilação, topografia, concepção estrutural e outros, quando aplicado ao projeto arquitetônico, agregam qualidade e valorizam o espaço.
A concepção estrutural de um edifício consiste na disposição adequada dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes, dentre outros), de modo a assegurar o atendimento aos aspectos de economia, estética e funcionalidade, simultaneamente.
A concepção antecede o dimensionamento da estrutura, que faz parte do projeto estrutural (atribuição do engenheiro civil) e que é de extrema importância para que a estrutura seja capaz de suportar as condições de trabalho às quais estará submetida, garantindo segurança, economia e durabilidade.
As formas arquitetônicas e a distribuição dos diferentes ambientes nos diversos pavimentos de um edifício impõem restrições quanto ao tipo de sistema estrutural, a posição dos elementos estruturais e a transmissão das cargas até o solo.
Assim, para garantir uma relação harmônica da arquitetura com a estrutura, o arquiteto deve ter noções de concepção estrutural, aplicando-as desde as etapas iniciais do projeto.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
Segundo Yopanan Conrado Pereira Rebello, “a concepção de uma forma implica na concepção de uma estrutura e, consequentemente, dos materiais e processos para materializá-la. Logo, a estrutura e a forma são um só objeto, e, assim sendo, conceber uma implica em conceber a outra. A forma e a estrutura nascem juntas”.
Passar da ideia abstrata para a concreta, ou seja, viabilizar a execução de um projeto arquitetônico exige a compreensão de conceitos físicos e das características e restrições associadas aos sistemas estruturais e aos materiais de construção utilizados com função estrutural (concreto armado, alvenaria estrutural, aço ou madeira).
Sendo assim, a parceria entre os profissionais de arquitetura e engenharia e a aplicação do conhecimento sobre concepção estrutural durante o desenvolvimento do projeto arquitetônico contribuem para a adoção de melhores soluções para certos problemas de projeto e para garantir a satisfação final do cliente.
O indivíduo, a cidade e a modernidade
Os modos de morar e a Arquitetura
Você sabe o que é abstração artística?
Paisagismo: saiba tudo sobre a arquitetura da paisagem!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Curiosidades e mercado de trabalho: Arquitetura e Urbanismo
5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Transmita suas ideias através do desenho!
6 dicas simples de como fazer um MAPA MENTAL e mandar bem nos estudos
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
Eu sou do time Ciências Exatas, eu sou #UNIVIÇOSA
Guia de organização: dicas para deixar o seu ambiente de estudos ainda mais produtivo