Por: Eraldo Coelho*
A tecnologia não é desenvolvida para fazer o trabalho do projetista e sim torná-lo mais rápido, preciso e eficiente, uma vez que libera o arquiteto para desenvolver a criatividade sem se preocupar com tarefas que podem ser automatizadas.
Torna-se imprescindível ressaltar que, realizar as mesmas tarefas tradicionais apenas alterando para o formato para o digital não melhora significativamente o processo.
A vantagem da tecnologia é potencializada quando aplicada ao processo de projeto e resulta em tempo livre para desenvolver conjuntamente técnicas tradicionais e inovadoras para as demandas do cliente e soluções para execução da obra.
Conclui-se, paradoxalmente que a tecnologia permite a aplicação da arte ao ato projetual, elevando a função do arquiteto a um patamar estratégico/artístico, focando no desenvolvimento de soluções mais eficientes e criativas, em menos tempo.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
As ferramentas de modelagem 3D, tem como objetivo a elaboração de modelos de realidade virtual, passando a ideia de como os ambientes projetados serão, após executados fisicamente, eliminando uma grande dificuldade, que é a interpretação e compreensão de plantas técnicas pelo cliente.
Resumidamente, desenhos técnicos, planilhas e memoriais do projeto, são apresentados de forma que qualquer um consiga entender.
Concomitantemente, modelos tridimensionais digitais e físicos permitem expôr uma ideia, divulgar um novo empreendimento, criar imagens e vídeos, de como será a obra após a execução, gerando exemplos de ocupação do espaço, usos e atividades, com a humanização, que consiste na introdução de pessoas, animais, veículos, decoração, iluminação, vegetação em cenas do cotidiano, detalhando as proporções dos espaços de forma mais amigável ao expectador.
Como vemos, a tecnologia tem muito a contribuir em diversas áreas profissionais, promovendo qualidade de vida e produtividade.
Estas e muitas outras questões são abordadas nas disciplinas de Representação gráfica, Conforto Ambiental, Tecnologias Computacionais aplicadas a Arquitetura, entre outras, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa.
Venha se juntar a nós.
*Por: Eraldo Coelho – Arquiteto
Os modos de morar e a Arquitetura
Você sabe o que é abstração artística?
Paisagismo: saiba tudo sobre a arquitetura da paisagem!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Curiosidades e mercado de trabalho: Arquitetura e Urbanismo
5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Transmita suas ideias através do desenho!
6 dicas simples de como fazer um MAPA MENTAL e mandar bem nos estudos
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
Eu sou do time Ciências Exatas, eu sou #UNIVIÇOSA
Guia de organização: dicas para deixar o seu ambiente de estudos ainda mais produtivo