Diante de um cenário profissional cada vez mais competitivo, se destacar dentro do mercado de trabalho é algo desejado por muitos empreendedores e trabalhadores, já que os números de desemprego no Brasil estão alto.
Aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho precisam saber focar seus esforços em campos que tenham maiores chances de acerto.
Quer saber como se destacar em 5 passos? Então vamos conferi-los agora:
Ser atualizado
Um profissional que pretende alcançar o destaque dentro da concorrência precisa se manter atualizado no que está acontecendo dentro da área em que ele atua.
É preciso entender como o mercado tem agido, o que as empresas/clientes têm pedido e saber quais são as competências extras que acabam ganhando os olhos do empregador no momento de contratar.
Para se manter atualizado, o profissional deve pesquisar sobre as novidades do meio, as demandas mais frequentes e qual é a pesquisa da área daqui alguns anos.
A internet é uma ferramenta que pode ajudar bastante nesse processo, tanto na área da pesquisa quanto no consumo de conteúdos de capacitação, como vídeos, cursos, palestras e workshops.
Essa é uma forma de se diferenciar, mostrando energia para se adequar aos cenários do mercado e desejo de se manter atualizado, características muito valorizadas.
Capacitação
É necessário sair da zona de conforto e buscar cursos e certificados extras que possam agregar ao currículo e ao conhecimento também, pois quanto mais um profissional é capacitado, mais chances dentro do mercado de trabalho ele tem.
Existem tantos recursos disponíveis na internet para melhorar a capacitação de um profissional, que a busca por algo a mais está muito ligada a força de vontade, ou mesmo na atitude de sair da zona de conforto.
Grande parte das empresas também se atualizam em busca de melhorar algo e otimizar as atividades e muitas vezes essas mudanças também pedem adequação.
Assim, é possível aprimorar a produtividade de modo geral, aliando a área de trabalho ao desenvolvimento do profissional.
Formas mais avançadas de capacitação são:
- Graduação;
- Pós-graduação;
- Cursos renomados de atualização;
- Desenvolvimento de experiências em algumas empresas do ramo.
Metas
Se deparar com obstáculos durante todo esse processo de capacitação ou em meio à procura de um emprego é algo comum.
O que não quer dizer que é preciso se abater com isso. Por isso, para garantir um foco maior, o profissional precisa definir metas a serem batidas. Assim, objetivos são traçados e a busca por algo se torna mais palpável. Mesmo com os obstáculos, é preciso se manter dedicado, com ideias e propósitos que alcancem as metas.
No caso de empreendimentos, as metas também podem ser estabelecidas para a equipe, ou mesmo para o crescimento da marca, compartilhando os passos para o desenvolvimento de todos.
Prioridade
Listar prioridades durante todo esse processo é algo tão importante quanto o ato de traçar metas. Inclusive, em primeiro lugar de uma “lista”, a própria pessoa deve ser colocada.
Isso porque não há ferramenta ou capacitação alguma se não existe a própria pessoa para fazer isso, seja no sentido de saúde, seja na organização de sua rotina.
Assim, se colocar em primeiro lugar é manter a saúde do corpo e da mente estáveis para seguir em busca dos objetivos. Apenas dessa forma, se é capaz de alcançar metas e ser realmente um destaque dentro do mercado de trabalho.
Currículo
Para que seu currículo chame a atenção dos recrutadores, ele deve ser conciso e apresentar as informações mais relevantes sobre sua vida profissional. Um bom currículo deve conter:
- objetivo profissional: o que você espera alcançar com o emprego;
- realizações: o que fez em outras empresas/experiências e como poderá ajudar no crescimento da empresa na qual você está requerendo a oportunidade de trabalho;
- formação: datas e nomes das instituições onde você fez os principais cursos ou das palestras que participou e que têm a ver com a área de atuação do emprego pretendido;
- experiência anterior: nomes das empresas nas quais você já trabalhou, incluindo o período.
Se você não tem experiência anterior por estar procurando seu primeiro emprego, saiba que esse é um bom motivo para caprichar no objetivo profissional, na experiência acadêmica e nas descrições de como poderá ajudar a empresa.
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?
Guia de organização: dicas para deixar seu ambiente de estudos mais produtivo!
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Saiba o que é Networking e potencialize sua carreira profissional!