Quem não sonha em ingressar no ensino superior, viver todas as etapas, lá do comecinho até a tão sonhada formatura. Mas, para isso, não podemos esquecer o início dessa história: como vou ingressar no curso superior? Existem várias formas para começar uma graduação. Vamos apresentá-las e você escolhe qual é a sua melhor opção. Se liga nessa!
Vestibular Tradicional
Como o próprio nome diz, o vestibular tradicional é o mais usado pelas universidades. No edital, você encontra as regras do processo seletivo, os conteúdos que serão cobrados nas provas e o cronograma de atividades.
Os conteúdos cobrados são das principais disciplinas do ensino médio: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Geografia, História. Provas de Língua Estrangeira (Inglesa ou Espanhola) costumam fazer parte da prova.
Como o processo é divulgado com antecedência e você fica sabendo de tudo, dá pra se preparar com muita antecedência.
Vestibular Agendado(online)
O vestibulando tem a chance de reservar o dia de acordo com a sua disponibilidade de horário e de preparo, ao invés de fazer a prova em data única.
Semelhante ao Vestibular Tradicional, o conteúdo cobrado abrange as matérias dos três anos do ensino médio, ou pode também ser apenas uma redação, dependendo da Instituição de Ensino.
No Vestibular Agendado, em geral, a Instituição divulga o calendário com as possíveis datas e o vestibulando escolhe a que melhor se encaixa na sua rotina. Assim, pode-se fazer a prova durante a semana ou aos sábados, pela manhã, tarde ou noite. Nos vestibulares tradicionais as provas, quase sempre, são realizadas aos finais de semana.
Outro ponto positivo é que o resultado do vestibular agendado também costuma ser divulgado em menos tempo do que no vestibular tradicional, devido ao menor número de participantes.
Bolsas e financiamentos
Além da possibilidade de utilizar o resultado obtido na prova no lugar do vestibular, existem duas ótimas oportunidades de ingressar no curso superior utilizando a nota do Enem: por meio do ProUni ou por meio do FIES.
O que é o ProUni?
O ProUni – Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos em Instituições de Ensino particulares para estudantes em vulnerabilidade econômica. Como funciona o ProUni? O ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de integrais ou parciais de estudo. Bolsas de 100%: renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família Bolsas de 50%: renda de até três salários mínimos por pessoa da família
O que é o FIES
O Novo Fies – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC – Ministério da Educação, que autoriza financiamento a estudantes, ofertados por Instituições de Ensino Superior não gratuitas aderentes ao programa. O estudante recebe uma ajuda do governo para pagar o curso e só depois de formado que ele começa a quitar esse valor. Quais são as condições de financiamento do Novo FIES? Para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, os financiamentos concedidos com recursos do Fies terão uma taxa real ZERO de juros!
Quem pode concorrer ao Novo FIES? Para participar do Novo Fies é preciso ter alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação; O candidato poderá utilizar sua nota do ENEM do ano 2010 em diante. A renda familiar do candidato não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa que compõe o grupo familiar.