Por: Cristiane Sampaio Fonseca e Eliene da Silva Viana
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou recentemente uma nova diretriz sobre o consumo de adoçantes e desde então não recomenda o uso desses para controle de peso ou para minimizar o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Porém, para pessoas que já têm diabetes, essa recomendação não é válida.
A lista dos adoçantes que não devem ser utilizados para controle de peso inclui aspartame, ciclamato, sacarina, sucralose, acessulfame de potássio, estévia e derivados. Esses adoçantes desaconselhados estão presentes em produtos como refrigerantes zero, chicletes, iogurtes, adoçantes dietéticos líquidos, leites fermentados, bebidas lácteas e sorvetes. Já os adoçantes como xilitol e eritritol não fizeram parte dos estudos.
Ainda de acordo com o documento, o uso de adoçantes não confere nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.
A OMS orienta que as pessoas reduzam a ingestão de açúcar e utilizem outras estratégias como consumir alimentos com açúcares naturais como as frutas e alimentos e bebidas sem nenhum tipo de açúcar.
O brasileiro consome em média 80 gramas de açúcar por dia, essa quantidade é muito além do recomendado pela OMS (25 gramas de açúcar por dia). Esse excesso pode trazer muitos prejuízos para a saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Algumas dicas importantes que irão auxiliar na redução do consumo de açúcares:
1. Treine o seu paladar e diminua a quantidade de açúcar adicionado. Se você possui o hábito de adicionar três colheres de açúcar no café, comece adicionar duas e depois de um tempo, reduza para uma;
2. Observe a quantidade de bebidas adoçadas consumidas no dia (refrigerantes, cafés e sucos).
3. Coma mais frutas, elas são as sobremesas ideais.
4. Prefira alimentos in natura ou minimamente processados;
5. Leia sempre o rótulo dos alimentos industrializados. E prefira comprar aqueles que não possuem açúcar em sua composição.