Está pensando em iniciar uma graduação na área de Farmácia, mas não deseja atuar em drogaria, nem em laboratórios de análises clínicas? Saiba que segundo o Conselho Federal de Farmácia existem mais de 70 áreas diferentes. Só para você ficar por dentro, listamos aqui cinco especialidades que estão em alta! Venha ver.
– Farmacêutico clínico
Segundo o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (IQCT) essa carreira permite ao profissional prestar serviços clínicos farmacêuticos, tais como o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica e a revisão da farmacoterapia. O campo de ação é a nível nacional, podendo atuar, inclusive, fora dos grandes centros urbanos. Se você deseja se especializar em farmácia clínica, saiba que é necessário um perfil multidisciplinar, habilidade de comunicação, capacidade de tomar decisões e de interagir com os pacientes, além de possuir conhecimentos aprofundados em fisiologia humana, patologia, farmacologia e farmacoterapia. Além disso, a fluência na língua inglesa é importante para acessar a literatura técnica dessa carreira, e o espanhol é visto como diferencial.
– Farmacêutico hospitalar
A carreira farmacêutica especializada em farmácia hospitalar é bastante valorizada no mercado e permite ao profissional atuar em hospitais filantrópicos, públicos e privados. De acordo com o IQCT, o profissional especialista em farmácia hospitalar também deve possuir um multidisciplinar, porém as habilidades necessárias devem somar as carreiras de farmacêutico gestor e farmacêutico clínico, incluindo conhecimentos básicos de administração, habilidade para coordenação e liderança, além de conhecer as ferramentas de gestão da qualidade.
– Farmacêutico estético
A farmácia estética apresenta diversas possibilidades para atuação do farmacêutico, que tem vislumbrado nela melhores rendimentos e mais autonomia. Mas saiba que os requisitos técnicos para o exercício profissional na saúde estética foram definidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) na Resolução 616/15. A legislação atribuiu ao farmacêutico esteta recursos terapêuticos invasivos não cirúrgicos, como criolipólise, aplicação de toxina botulínica, agulhamento e microagulhamento estético, preenchimento dérmico, intradermoterapia, mesoterapia entre outros. O Conselho Federal de Farmácia do Rio de Janeiro (CFF-RJ) publicou uma cartilha muito legal sobre a área. Vale a pena conferir!
– Farmacêutico industrial
De acordo com informações disponíveis no site Catho, o farmacêutico especializado na área industrial atua no planejamento e avaliação de projetos de estrutura física em indústrias de produção de medicamentos, cosméticos e correlatos bem como da adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios. Sua função é implantar, organizar, gerenciar e avaliar todas as etapas dos processos de produção.
– Farmacêutico pesquisador
Como afirma o ICTQ, o farmacêutico pesquisador é uma das carreiras mais especializadas da farmácia e percorre os caminhos acadêmicos do mestrado, doutorado e, em alguns casos, pós-doutorado. Devido ao alto grau de especialização, apesar de raras, as oportunidades oferecem excelentes remunerações.
Gostou das informações? Quer saber mais? Então venha estudar farmácia na UNIVIÇOSA. Temos como objetivo formar farmacêuticos com princípios éticos e científicos capacitando para o trabalho em diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, trabalhando com fármacos e medicamentos no âmbito da saúde pública e nos aspectos científico e tecnológico. Tudo isso por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, articulada com aspectos sociais, políticos e econômicos. Conheça nosso curso, clique aqui! Veja também outros posts relacionados!
O Perfil do Profissional de Farmácia
5 motivos para estudar Farmácia na UNIVIÇOSA