
Entendemos que, para iniciar um curso superior, é preciso dar um grande passo em nossas vidas, para isso, é necessário planejamento e entendimento para escolher qual modelo de graduação é a ideal para nós, aquela que atenderá nossos objetivos pessoais e profissionais.
Dentre as opções de graduação, existem o bacharelado, a licenciatura e o tecnólogo; você saberia diferenciar essas três modalidades de graduação? Então vem que a gente te explica tudinho!
Bacharelado: os cursos superiores que conferem título de bacharel geralmente têm uma duração maior, entre 4 e 5 anos, além de possuir um caráter generalista. Por conta disso, a carga teórica das disciplinas é maior, o que confere um estudo mais amplo da área, possibilitando ao estudante, após formado, uma vasta atuaçãono mercado de trabalho.
O bacharel também desenvolve competências para o exercício de atividade acadêmica ou profissional!
Exemplos de cursos de graduação em bacharelado: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e outros.
Exemplo: um bacharel em Administração pode gerenciar sua própria empresa ou trabalhar em empresas públicas, privadas e etc. Além de poder escolher a área de atuação ou departamento, como Recursos Humanos, Finanças e outros.

Tudo o que você precisa saber para ingressar em um curso superior

Licenciatura: a princípio, o foco principal da licenciatura é formar professores e educadores. Se você curte a área da educação e gostaria de fazer parte dela, a licenciatura é uma boa para você!
Os cursos superiores desta modalidade combinam matérias específicas da área escolhida, a exemplo: Matemática, Física, Química, Letras, Geografia, História e outros, com o conteúdo das disciplinas ligadas à educação, como metodologia de ensino, didática, e etc.
O estudante que concluiu a graduação em licenciatura obtém o título de licenciado e poderá dar aulas em escolas, públicas ou privadas, no ensino fundamental ou médio.
Exemplos de cursos em licenciatura: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Letras e outros.
Qual é o melhor momento para iniciar uma graduação?
Tecnólogo: cursos superiores que conferem título de tecnólogo tem como vantagem, a duração da graduação, geralmente duram o período de 2 ou 3 anos, tendo disciplinas focadas nos estudos práticos, sendo uma graduação voltada para o mercado de trabalho.
A formação é voltada para atuação em setores mais específicos do mercado de trabalho, focando na prática e na experiência, com disciplinas teóricas e práticas, além de atividades em laboratórios.

Exemplos de cursos de graduação tecnológicos: Meio Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia e muitos outros!
Ah, e atente-se para não confundir os cursos técnico ou tecnólogo. Ambos formam o estudante para atuar em uma determinada área e profissão, porém, a principal diferença é, enquanto o tecnólogo é considerado curso superior, a modalidade técnica não, é uma modalidade de nível médio.
Agora que você já sabe diferenciar essas três modalidades de graduação, chegou a hora de dar o pontapé inicial no sonho de começar uma graduação!
Como convencer meus pais a investir na minha graduação?
Entenda o que é: ProUni, Fies, Vestibular Social e UniFácil!

A UNIVIÇOSA oferece 15 cursos de graduação na modalidade de bacharel e 1 de tecnólogo, confira:
CONHEÇA OS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVIÇOSA
Enfermagem: Autorizado pelo MEC em 2004, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos, 60 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
Farmácia: Autorizado pelo MEC em 2004, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos, 100 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
Fisioterapia: Autorizado pelo MEC em 2004, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos, 90 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã.
Medicina veterinária: Autorizado pelo MEC em 2004, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos, 100 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
Nutrição: Autorizado pelo MEC em 2004, o curso tem formação em bacharel, duração de 8 períodos, 60 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
Odontologia: Um dos novos cursos da Univiçosa sendo autorizado pelo MEC em 2018, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos, 80 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
Psicologia: Autorizado pelo MEC em 2006, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos, 100 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
CONHEÇA OS CURSOS DA ÁREA DE EXATAS DA UNIVIÇOSA
Autorizado pelo MEC em 2010, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos.
Autorizado pelo MEC em 2010, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos.
Autorizado pelo MEC em 2018, um dos novos cursos da Univiçosa, tem formação em bacharel, duração de 10 períodos.
Autorizado pelo MEC em 2010, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos.
Desenvolvimento de Software (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
Autorizado pelo MEC em 2021, o curso tem formação em tecnologia, duração de 5 períodos.
CONHEÇA OS CURSOS DA ÁREA DE HUMANAS DA UNIVIÇOSA
Administração: Autorizado pelo MEC em 2011, o curso tem formação em bacharel, duração de 8 períodos, 60 vagas por ano e é oferecido no turno da noite.
Arquitetura e Urbanismo: Autorizado pelo MEC em 2018, tem formação em bacharel, duração de 10 períodos.
Ciências Contábeis: Autorizado pelo MEC em 2006, o curso tem formação em bacharel, duração de 8 períodos, 100 vagas por ano e é oferecido no turno da manhã e da noite.
Direito: Sendo o segundo curso com mais vagas da Univiçosa (144 por ano), foi autorizado pelo MEC em 2001, o curso tem formação em bacharel, duração de 10 períodos e é oferecido no turno da manhã e da noite.

Cursos superiores que mais empregam na região e no país!
Descubra a média salarial de profissionais com curso superior em cada área