Com o grande avanço industrial e tecnológico no interior de Minas Gerais, diversas áreas de atuação tem se destacado nos últimos anos, gerando uma grande demanda por profissionais capacitados e bem formados na região.
Segundo o IBGE, houve um avanço de 1,7% na produção industrial de Minas Gerais no primeiro trimestre de 2021, ficando acima da média nacional no Brasil, que teve uma queda de 2,4%, o que demonstra o crescimento do estado e a crescente demanda por profissionais capacitados.
Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), a demanda por profissionais de diversas áreas cresceu de forma consistente nos últimos anos, se destacando as áreas da saúde, indústria, engenharia e tecnologia da informação!
Estudos ainda apontam que este é o melhor momento para se investir em uma graduação, pois, mesmo neste período desafiador de pandemia, as empresas passaram a buscar ainda mais por profissionais que apresentam algum – ou vários – diferenciais, e a faculdade é, sem dúvidas, a instituição que irá garantir estes diferenciais, abrir as portas do mercado de trabalho e aumentar as possibilidades de conquista neste cenário de grande concorrência.
Confira abaixo as dez áreas de atuação que mais empregam no interior de Minas Gerais!
Top 10 áreas que mais empregam na nossa região:
01: Enfermagem e cursos da área da saúde
02: Informática
03: Marketing
04: Manutenção e Suporte em Informática
05: Odontologia – Saúde Bucal
06: Redes de Computadores – Tecnologia da Informação
07: Secretariado
08: Setor administrativo e contábil
09: Construção Civil
10: Engenharias
*Mapeamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
Uma importante pesquisa realizada pelo Instituto Semesp revelou quais são os cursos superiores que mais empregam no Brasil, o levantamento foi realizado no fim do ano de 2020 e contou com profissionais formandos e egressos, confira abaixo a lista de graduações em destaque!
Top 10 cursos que mais empregam no país:
Medicina: 100%
Engenharia de Computação: 97,4%
Ciência da Computação: 93,2%
Enfermagem: 92,5%
Fisioterapia: 91,3%
Biomedicina: 90,4%
Sistemas de Informação: 89,9%
Geografia: 88,3%
Contabilidade: 87,4%
Economia: 87%
A pesquisa revela ainda que, em maioria, as graduações que mais empregam no país são as da área da saúde e da tecnologia.
O levantamento mostrou que 61,4% dos estudantes recém graduados em instituições particulares e 65,2% de estudantes recém graduados em instituições públicas estão empregados e atuam na área de formação.
Portanto, fica claro que, possuir um diploma neste cenário de instabilidades ainda é muito importante e extremamente fundamental para quem almeja uma carreira de sucesso.
Que tal começar a sua graduação e garantir um espaço neste concorrido mercado de trabalho? Escolha a instituição certa e dê o pontapé inicial para a realização deste sonho. Tudo o que você precisa saber para ingressar em um curso superior, clique aqui!
O Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA oferece vagas em 15 cursos de graduação nas três áreas do saber: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Biológicas e da Saúde! Confira todos os cursos de graduação oferecidos pela UNIVIÇOSA, clique aqui!