2020 torna-se um marco histórico mundial e uma reviravolta no consumo digital. Uma nova realidade mercadológica se vê exponencialmente aumentada digitalmente a partir dos cuidados (distanciamento social, por exemplo) exigidos com a saúde pública mundial. Diante da pandemia causada pela COVID-19 as inovações tecnológicas que já impactavam o comércio nas últimas décadas, passam a ser instrumento de trabalho e consumo mais intensos e mais próximo das famílias em todo o mundo. Os consumidores passam a estar mais em casa, adaptando a rotina em família, se habituando as novas formas de pesquisar e comprar no mundo digital.
Este consumidor digital tem 2 características interessantes que um bom vendedor precisa saber:
1. PESQUISADOR, aquele consumidor que explora na internet para conhecer bem o produto ou serviço que quer comprar, bem como se informa sobre a empresa e as experiências de outros clientes;
2. INFLUENCIADOR, aquele consumidor com voz ativa, que não só se interessa por ouvir as opiniões de outros clientes como também emite as suas, independente da sua satisfação.
Conforme pesquisa da Conversion, Consumidor Digital agosto 2021 (pesquisa completa em https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce) os sites de e-commerce tiveram mais de 22 bilhões de acessos do Brasil nos últimos 12 meses. Este número reforça a importância do comércio eletrônico e a tendência de um consumo digital que impacta a economia do país.
Com o uso crescente de computadores e de smartphones (este último o mais utilizado em sites de e-commerce) para compras, o consumidor tem cada vez mais acesso as informações sobre o produto ou marcas na internet. Existem plataformas, inclusive, que fazem a indicação da empresa que apresenta melhor custo-benefício especialmente para você, conforme seu perfil pessoal e histórico de compras on-line.
Enfim, ter a opção de vendas on-line e conhecer bem o seu consumidor é muito importante para o sucesso de um negócio.
Por: Daiane Miranda de Freitas – Administradora, Especialista em Comunicação e Marketing e em Gestão Desportiva, Mestre em Gestão Desportiva e Doutora em Administração. Gestora do curso de Administração e Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Líderes da Univiçosa.
7 dicas para potencializar sua gestão financeira pessoal!
10 curiosidades sobre a carreira em Administração
5 vantagens de prestar vestibular no segundo semestre
Juros, Dividendos ou Pró-labore: Saiba qual melhor forma de remunerar os sócios de uma empresa!
Como controlar o endividamento no momento de Pandemia da COVID-19?
Gestão financeira: 10 maneiras para melhorar o seu desempenho
Diferenças entre Crises Financeiras e Crises Econômicas
Juros, Dividendos ou Pró-labore: Saiba qual melhor forma de remunerar os sócios de uma empresa!