Sabia que você não precisa esperar o começo do ano para começar uma graduação? Isso porque é possível passar pelo processo seletivo no meio do ano! Optar pelo segundo semestre do vestibular pode ser, até mesmo, mais vantajoso para você.
Quer saber como?
1. Menor concorrência
Um dos principais fatores que fazem você encontrar mais vantagens no segundo semestre do vestibular é o fato de que a concorrência nessa edição do processo seletivo é menor. Isso se dá porque a quantidade de candidatos é inferior em relação àquela do começo do ano.
No segundo semestre, geralmente não participam do processo seletivo os estudantes que estão finalizando o ensino médio. Afinal, eles preferem fazer o vestibular no início do ano para dar continuidade aos estudos, assim, a demanda em relação à quantidade de vagas é menor.
2. Possibilidade de usar a nota do Enem
Sabia que você pode concorrer a uma das vagas do segundo semestre do vestibular sem prestar o processo seletivo? Em vez de realizar as provas, é possível utilizar a nota do Enem como forma de ingresso na faculdade que escolheu.
3. Maior tempo de preparação
Outra das grandes vantagens de fazer o vestibular no meio do ano é a oportunidade que você tem de se preparar melhor para prestar o processo seletivo. Afinal, contará com mais alguns meses para reforçar os conteúdos e esclarecer dúvidas.
Quem está saindo do ensino médio, por exemplo, pode preferir esperar o segundo semestre do vestibular para ter esse período de descanso e dedicação exclusiva para as provas. Assim, não há necessidade de adotar uma rotina de estudos muito intensa durante o ano letivo.
Mesmo em relação a outros fatores — como adequação da rotina, planejamento financeiro e definição do curso —, fazer o vestibular do meio do ano pode ser mais vantajoso, pois você terá tempo para rever cada um desses detalhes e se programar melhor.
4. Abertura de novas vagas no FIES
“Não passei no FIES! E agora?” Muita gente tem essa preocupação quando percebe que não conseguiu a aprovação no financiamento estudantil no primeiro semestre. Se você já viu alguém nessa situação, ou mesmo já passou por ela, então saiba que o programa também acontece no meio do ano.
Desse modo, além de todas as diversas vantagens que já citamos, você pode tentar o FIES no segundo semestre para que a mensalidade do seu curso seja bem pequena, a fim de não se preocupar com questões financeiras enquanto estiver ocupado com a sua formação profissional.
É válido ressaltar que a procura pelo financiamento é menor, assim como ocorre com a edição de segundo semestre do vestibular. Portanto, você encontrará notas de corte menores, com a possibilidade de conseguir o benefício para um curso que costuma ser mais concorrido no começo do ano.
5. Criação de novas vagas do Prouni
Da mesma forma como muitos candidatos ficam aflitos com o FIES, existem aqueles com a preocupação “não passei no Prouni”. Isso acontece, em especial, porque programas como esse, geralmente, são mais divulgados no começo do ano.
Entretanto, também existe Prouni no segundo semestre, sendo que o processo seletivo se dá da mesma maneira como na primeira edição, envolve as mesmas regras, contempla o mesmo grupo de pessoas e são ofertadas bolsas com 50 e 100% de desconto no curso.
Viu só como fazer a sua inscrição para o vestibular no segundo semestre do ano pode aumentar as suas chances de ingressar no ensino superior? Além disso, você pode refletir com calma sobre a graduação que deseja fazer, escolher uma boa instituição de ensino e adequar sua rotina para se dedicar aos estudos com tranquilidade.
Não perca mais tempo! Faça sua inscrição para o vestibular e comece a mudança agora para ter um futuro promissor!
Curtiu? Então, clique aqui e não perca nenhum conteúdo do nosso BLOG.