Ao ingressar no ensino superior, o estudante tem como objetivo finalizar o curso já empregado. Por isso, é fundamental que a Instituição de Ensino desenvolva durante os anos de graduação o papel de prepará-lo para o mercado, atendendo às expectativas dos futuros profissionais.
Existem várias formas dos estudantes se desenvolverem no ambiente acadêmico. Algumas Instituições concedem no decorrer da graduação orientação e preparação para processos seletivos, entrevistas de programas de estágio e emprego. Além disso, competências fundamentais para o futuro desses profissionais podem ser incentivados de diferentes maneiras. Confira:
- Atividades extracurriculares
É fundamental que os alunos comecem a se adaptar ao ambiente profissional, evitando que comecem no primeiro emprego sem entender o funcionamento de uma organização. Por isso, é tão importante promover atividades extracurriculares, como palestras, eventos, workshops e se engajar em projetos que estimulem habilidades necessárias para o mercado de trabalho que você deseja atuar.
É importante que você conheça as ferramentas usadas no seu meio de trabalho e aproveite os cursos de capacitação que estão disponíveis. Um trabalho voluntário também pode ser um diferencial e há a possibilidade deste voluntariado ser na sua própria área, possibilitando não só o estímulo para construção de habilidades socioemocionais, como também as técnicas.
Aproveite a Instituição para construir um portfólio de todas as atividades que você realizou em cada disciplina: atividades práticas, estudos de caso, elaboração de projetos, planos de negócios, experimentos, etc. Isso fará a diferença em relação aos demais estudantes, já que a maioria não faz isso!
- Trabalho em equipe
Uma das principais habilidades buscadas pelo mercado é o famoso trabalhar em equipe. A atividade pode incentivar o desenvolvimento da comunicação, flexibilidade e liderança. Por isso, é importante que os professores promoverem essas atividades para que os alunos aprendam a trabalhar como time, evitando desavenças, atrasos na entrega e falta de resultados.
- Tarefas práticas
Durante as aulas, os professores podem criar tarefas práticas que estimulem habilidades em seus alunos. Incentivar a tomada de decisões com perguntas durante a conversa e estipular limite de tempo em apresentações na sala de aula representam situações comuns ao dia a dia das empresas. Esse tipo de trabalho possibilita o desenvolvimento de senso crítico, com os estudantes sendo sempre incentivados a levantar questionamentos e hipóteses.
- Atendimento na prática
As melhores Instituições possuem clínicas de atendimento à população. No Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA. Existe a Clínica Escola Integrada, uma unidade de apoio ao ensino, pesquisa e atividades de extensão e também oferece atendimento nas diferentes áreas por profissionais dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, além de dar suporte ao curso de Enfermagem. Consultórios equipados atendem as necessidades acadêmicas específicas de cada um desses cursos.
- Incentivo ao Estágio
Instituições de Ensino se destacam por estarem antenadas nas vagas de estágio e emprego. E uma boa iniciativa são perfis criados para filtrar e divulgar essas vagas para os seus alunos e ex-alunos, como faz a Univiçosa.
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de contar
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
Você sabia? Seu FGTS parado pode ser a chave de sua casa própria!