O cotidiano da paisagem pode nos revelar muitas facetas, e os estudos neste campo não se resumem somente à teoria. A paisagem pode ser retratada por meio da música, da poesia, da pintura e das artes de uma forma geral.
Quem nunca se pegou cantando a música “Da janela lateral do quarto de dormir, eu vejo […] ” interpretada por Milton Nascimento e Lô Borges. Pois bem, quanta coisa é possível ver na paisagem, quanta história, sentimento e pertencimento há por trás de cada pedacinho construido. Quem também já não ficou se perguntando qual seria a sensação de morar ou estar numa paisagem retratada numa pintura? Quantas paisagens os nossos olhos puderam vislumbrar e conhecer e que de tão encantadoras nos fizeram desejar, por um instante, congelar o tempo ou guarda-las num “potinho”? Quantas paisagens estão em nossa memória que só de lembrar nos remete a tempos e experiências festivas.
Mas a paisagem é só aquilo que os olhos podem ver? Não, a paisagem também pode ser apreendida e percebida pelas sensações que desperta, pelos sons, cheiros. Quem nunca ao ouvir uma música se lembrou de uma paisagem visitada numa viagem? Ou, ao sentir um cheiro bom de bolo lembrou da rua de sua infância, da casa onde morava? Tudo isso compõem a paisagem…
A paisagem representa um modo de construir e organizar o espaço, retrata uma história e um cotidiano vivido ali. E porque é tão importante estudar a paisagem? Ora, o arquiteto urbanista precisa estar familiarizado com a paisagem ao propor um projeto e/ou intervenção a um dado espaço, treinando o seu olhar para analisar e perceber os signos, valores e identidades que mais ressaltam.
Na paisagem urbana, com o crescimento populacional das cidades e a falta de um planejamento urbano, a construção de edifícios foi a solução para abrigar o maior número de pessoas pelos centros urbanos.
Na disciplina ARQ114 – Concepção da Paisagem Urbana, do curso de Arquitetura e Urbanismo, os estudantes são convidados a estudarem as mais diversas formas de expressão e materialização da paisagem urbana. As discussões realizadas na disciplina visam instigar um olhar diferenciado frente aos elementos que compõem a paisagem.
8 erros mais comuns na criação de um currículo!
Guia de organização: dicas para deixar o seu ambiente de estudos ainda mais produtivo
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Curiosidades e mercado de trabalho: Arquitetura e Urbanismo
Paisagem Urbana e Educação Ambiental: entenda do assunto!
5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
Eu sou do time Ciências Exatas, eu sou #UNIVIÇOSA
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
5 vantagens de prestar vestibular no segundo semestre
Você sabe a diferença entre Trabalhabilidade e Empregabilidade?