Por: Rúbia Fonseca Roberto – Docente do Curso de Administração*
Você já se deparou com uma situação de estresse ou pressão em que não soube como lidar com as suas emoções? Já precisou dar um feedback difícil para alguém no trabalho, mas não sabia como fazê-lo de forma construtiva? Já perdeu o controle das próprias emoções? Confira abaixo os 4 pilares fundamentais para desenvolver a sua inteligência emocional!
Essas situações são muito frequentes tanto na vida pessoal quanto profissional. E todas elas têm algo em comum: são influenciadas por fatores que formam a inteligência emocional.
A pandemia está afetando o mundo inteiro de forma inesperada, com um impacto diferente de tudo o que já vivemos antes. O cenário de incertezas se instaurou nos mais diversos setores e trouxe à tona a necessidade de desenvolver essa competência fundamental.
A inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor. É um processo de autoconhecimento que, consequentemente, eleva sua autoconfiança e te ajuda a fazer escolhas conscientes. Além disso, essa competência permite que você compreenda as emoções das outras pessoas e, assim, construa relações mais saudáveis.
A forma como você lida com situações de pressão e estresse, sua capacidade de adaptação rápida em contextos de incerteza e o controle sobre suas emoções influenciam diretamente o seu nível de inteligência emocional.
Daniel Goleman dividiu a habilidade em 04 pilares principais, cada um formado por diferentes elementos. Segundo o autor, a inteligência emocional é um equilíbrio entre autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade.
– Autoconhecimento: Para melhorar suas competências emocionais, é preciso olhar para dentro, entender quais são os seus pontos fortes e de melhoria, suas preferências, gatilhos, influências e sentimentos mais íntimos. São elementos essenciais do autoconhecimento: consciência emocional, autoavaliação precisa (conhecimento sobre suas forças e seus limites), autoconfiança.
– Gestão das emoções: O gerenciamento emocional te ajuda a evitar reações automáticas e a responder conscientemente de acordo com cada situação. A primeira dica importante para gerenciar suas emoções é ganhar tempo para refletir sobre o que está sentindo em determinados momentos. Nem tudo aquilo que você sente deve ser expressado de forma impulsiva, sem algum tipo de reflexão sobre o que significa daquele sentimento ou qual será o impacto da sua reação. Elementos essenciais da gestão de emoções: autocontrole emocional: capacidade de controlar emoções prejudiciais e impulsivas, transparência, adaptabilidade, mentalidade de crescimento, iniciativa e otimismo.
– Empatia: ser uma pessoa empática envolve presença e escuta ativa, é sobre se conectar com o outro e tentar compreender suas emoções genuinamente. elementos essenciais da empatia são: consciência organizacional, capacidade de antecipar, reconhecer e atender às necessidades dos outros.
– Sociabilidade: A sociabilidade é a capacidade de induzir atitudes desejáveis nos outros. As competências ligadas à sociabilidade permitem que você seja capaz de construir relações saudáveis e identificar com maior facilidade os elementos negativos em determinados relacionamentos. Elementos essenciais dessa competência: capacidade de oferecer feedbacks construtivos, habilidade de inspirar e gerir outros indivíduos e grupos, capacidade de administrar conflitos e resolver mal-entendidos, habilidade para trabalhar em grupo e criar sinergia entre os indivíduos em busca de um mesmo objetivo.
A inteligência emocional te ajuda a aceitar e assimilar o que você sente para se expressar de forma adequada a cada tipo de situação, sem que você sinta que algo está “fora de controle”. É um processo que envolve os outros, mas principalmente nós mesmos.
Desenvolver a inteligência emocional é conhecer a si mesmo, suas relações e sua forma de se comunicar. Mais do que isso, trabalhar essa habilidade essencial é garantir que você estará mais preparado para lidar com diferentes contextos e cenários, mantendo o equilíbrio psicológico e emocional.
COVID-19: 10 dicas para minimizar os problemas financeiros nas pequenas e médias empresas
Sabia que 58% do desempenho profissional está relacionado à inteligência emocional?
10 curiosidades sobre a carreira em Administração
Como controlar o endividamento no momento de Pandemia da COVID-19?
Referências: GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. O poder da inteligência emocional. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
*Rúbia Fonseca Roberto: Docente na UNIVIÇOSA, Mestre em Administração, coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas, Competências e Coaching da UNIVIÇOSA.