Rafael Pacheco Lanes Ribeiro é Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com área de concentração em Processo, Efetivação da Justiça e Direitos Humanos , pesquisador com ênfase em pesquisas empíricas (qualitativas e quantitativas) em Direito.
Especializado em Direito Processual pelo departamento de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Capacitado em docência e gestão de cursos em ensino à distância (EAD) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Graduado em Direito pelo Instituto Vianna Junior (IVJ), localizado na cidade de Juiz de Fora/MG. Coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA, Coordenador do escritório escola (SEAJUG) e Supervisor de estágio acadêmico e Supervisor do Posto de Atendimento Pré-processual (PAPRE) da mesma instituição, professor de cursos de graduação e pós-graduação latu sensu em Direito Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA, Editor-chefe do periódico UNIJuris – Revista jurídica eletrônica do Centro Universitário de Viçosa, Advogado autônomo atuante nas áreas de Direito Empresarial e Direito Médico com ênfase no Direito Privado.
Autor do Livro: “Judicialização da Saúde Suplementar: um estudo de caso”, publicado pela editora Ágora21. Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB Minas Gerais. Professor de Direito e Coordenador do Curso de Direito da Univiçosa.. É também Coordenador do GT TEORIAS E PESQUISAS EMPÍRICAS do CAEduca 2021.
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Foi um prazer muito grade ter sido selecionado, venho há alguns anos me dedicando exclusivamente à vida acadêmica e é muito prazeroso fazer parte de um evento como este. Já conheço o CAEDUCA há algum tempo e no ano passado também participei como coordenador de GT, bem como já participei de edições anteriores do CAED-Jus publicando alguns artigos.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
A possibilidade de interagir de maneira aprofundada e tão próxima com pessoas de vários lugares do mundo sem sair de casa. Isso é genial, e a qualidade dos trabalhos é esplêndida.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
O principal desafio é traduzir em números a educação ou algum ramo dela. Assim podemos apresentar dados consistentes e de certa maneira irrefutáveis. Quando digo irrefutáveis, falo no sentido de que, para rebater uma pesquisa empírica, é necessária uma outra pesquisa empírica, e não apenas argumentação.
4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores
Isso é muito importante, a principal dica que possa dar é de nunca desistir, sempre pensar fora da caixa e ter um olhar macro. Desta maneira as pessoas que pretendem enveredar pelo mundo acadêmico nunca estarão conformadas e pensarão diferente, produzindo de maneira diferente e consequentemente inovando e aprimorando o conhecimento.
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