Por Guilherme Castanheira Magalhães
Essa é uma das grandes dúvidas de algumas pessoas que pensam em ter o próprio negócio. Os períodos de crise acabam prorrogando o sonho de alguns empreendedores, pois, de forma equivocada, acham que negócios são implantados somente quando a economia está em crescimento.
Independente das condições econômicas é necessário analisar o mercado com o objetivo de conhecer as tendências. Isso implica também em compreender e analisar a realidade para que possam ser detectadas as oportunidades de negócio.
Devemos considerar também que, em tempos de crise as empresas passam por momentos de dificuldades com vários desafios para a gestão dos negócios. São necessárias reestruturações com objetivo de readaptar o negócio ao novo cenário. Algumas empresas chegam a alterar o foco do seu empreendimento com intuito de sobreviver à crise e outras conseguem, até mesmo, expandir suas atividades. Portanto, não há falta de oportunidades nos momentos de crise e nem podemos dizer que não é hora de correr riscos.
Entender os comportamentos dos consumidores e compreender que a transformação digital continuará acontecendo, são fatores importantes para uma boa avaliação do mercado neste momento de pandemia. Muitas empresas fecharam as portas e outras ainda encerraram as suas atividades, mas lembre-se, isso não significa que na pandemia não é o momento de abrir novos negócios.
Uma das tendências para 2021 é o crescimento da utilização de ferramentas digitais, tanto pelas pequenas quanto as grandes empresas. Não só como uma estratégia de comercialização, mas para gerar facilidades de acesso aos clientes e outros aspectos na gestão das empresas.
Muitas notícias publicadas na internet mostram que o e-commerce teve um crescimento significativo em 2020, ocasionado pelo fechamento das empresas como medida para conter o avanço do Coronavírus. É importante salientar também que muitas pessoas geraram seu próprio trabalho por meio da criação e gerenciamento de um e-commerce. Motivos variados levaram a esta ação empreendedora, como por exemplo, a perda do emprego e o fácil acesso às novas tecnologias que viabilizam a criação de plataformas e hospedagem de sites.
Segundo dados do Ministério da Economia, publicados no jornal Estadão, foram abertos mais de 782 mil negócios no país entre maio e agosto de 2020. Este volume é 6% maior do que o registrado no primeiro quadrimestre de 2020, e a principal explicação apontada é a determinação do brasileiro em empreender diante de uma situação de recessão e desemprego.
Continuando com o pensamento de que toda crise tem suas oportunidades, destaco dois negócios que expandiram durante a pandemia.
I- Os clubes de assinaturas, a chamada economia de recorrência, continua sendo uma tendência global e em 2021 promete ser um ano bastante favorável aos negócios que usam o modelo de assinatura. Segundo dados do Betalabs, que foram publicados no site Valor Investe, o mercado de clubes de assinatura no Brasil cresceu 10% até setembro e tinha expectativa de fechar 2020 com 12% de expansão. Os três segmentos com maior destaque foram livros (27%), bebidas (18%) e alimentos (17%).
II- O mercado imobiliário também apresentou um grande crescimento neste período de pandemia. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que foram publicados na Gazeta do Povo, houve um crescimento de 8,4% na venda de apartamentos. Esta mesma publicação mostrou também dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que confirmam um crescimento de 70,1% nos financiamentos imobiliários em setembro de 2020, em comparação com o mesmo mês de 2019. Esses dados podem sugerir que imobiliária pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas lembre-se, é necessário também estudar o mercado local, ou seja, a cidade onde pretende abrir este tipo empreendimento.
Para finalizar gostaria de comentar que, independente do seu sonho ou da oportunidade de negócio detectada, são necessários o autoconhecimento e a descoberta dos nossos pontos fortes e fracos em relação ao perfil empreendedor de sucesso sugerido pela Organização das Nações Unidas – ONU. É preciso também buscar o desenvolvimento das habilidades empreendedoras, já que todos nós temos este potencial e basta acreditar e colocar “para fora” esta força empreendedora adormecida dentro de cada um. PENSE NISSO!!!