Durante o Regime Especial Remoto adotado pela UNIVIÇOSA na pandemia, a monitoria foi uma atividade que após se adequar à realidade, funcionou muito bem! Foi o momento ideal para dar aos alunos a oportunidade de atender de forma on-line, sanando as dúvidas dos colegas diretamente das telinhas de computadores, tablets e celulares.
Acompanhe a entrevista com o estudante do 4º período de Engenharia de Computação, Thaynan Ferreira Nunes, o monitor da disciplina Introdução à Lógica de Programação no segundo semestre de 2020.
Pergunta: Você foi monitor de Introdução à Lógica de Programação. Qual a importância desta disciplina para a formação de um(a) engenheiro(a)?
Resposta: A disciplina de Introdução a Lógica de Programação é de uma importância muito grande, pois ela faz com que o engenheiro passe a pensar de forma lógica, melhorando assim a sua velocidade e qualidade de raciocínio para resolver problemas que possam aparecer.
Pergunta: A base da programação é usar uma linguagem para expressar soluções, é preciso entender o problema, criar uma solução, traduzir para a linguagem de programação, executar e testar. Quais as demandas mais frequentes dos alunos para criar as soluções usando Python?
Resposta: Vi uma maior dificuldade em transformar a solução do problema em código, mais dificuldade por pensar no processo da programação em vez de pensar no problema em si.
Pergunta: O sistema remoto facilitou o processo de monitoria?
Resposta: O sistema remoto foi de suma importância para que eu pudesse me tornar um monitor pois como trabalho durante o dia e não moro na cidade de Viçosa não consigo encaixar um horário para a monitoria presencial.
Pergunta: Após sua primeira experiência como monitor, que orientações pode dar aos alunos?
Resposta: Evitar ao máximo sair de uma aula com dúvida, e se caso não for possível sempre procurar o monitor para tentar sanar essa dúvida, sem deixar acumular muitas, pois quanto mais a matéria avança mais difícil fica para o monitor ou até mesmo para o professor auxiliar para que o aluno volte a acompanhar as aulas e ter o melhor aproveitamento.
Pergunta: E para encerrar, como foi a experiência de ser monitor? Como contribuiu com sua formação?
Resposta: Minha experiência como monitor foi bem satisfatória, me ajudou muito no meu processo de aprendizado com a matéria, e no caso da programação com a linguagem utilizada.