Se engana quem pensa que o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, é destinada apenas à profissionais já graduados, vestidos com seus ternos e gravatas. A verdade é que essa teia tão grande de contatos, há tempos também se estende à estudantes. Além de atuar na promoção de marcas e na captação de clientes para empresas, o LinkedIn é sem dúvidas, o lugar mais indicado para criar network, saber mais sobre o mercado de trabalho e principalmente, promover marketing pessoal.
Seja estudante ou não, é muito importante personalizar seu perfil e deixa-lo como sua “porta de entrada”, exibindo uma página receptiva e dotada de informações profissionais completas. O importante é mostrar seu campo de atuação e deixar o seu perfil o mais completo possível.
Mas, pera aí… Como?
Calma, respira… Já ouviu falar do LinkedIn Learning?
A própria plataforma disponibiliza cursos e vídeos sobre os mais diversos temas, inclusive o LinkedIn para Estudantes, focado em estudantes ou profissionais em início de carreira, ensina o passo a passo de como construir seu perfil, mantê-lo atualizado, atrativo e relevante. O conteúdo também ensina a usar todos os recursos que a rede social oferece, como se conectar com demais profissionais, buscar vagas e compartilhar aprendizados e ideias
O curso tem o enfoque em abordar principalmente as competências gerais do uso da plataforma, pesquisa de emprego, marca pessoal e rede de negócios. É uma grande oportunidade para quem já quer ir se familiarizando com o universo do mercado de trabalho ainda no processo de formação.
É dica que você quer, @?
Se tiver você ainda tiver dúvidas sobre o colocar no seu LinkedIn, confira nossas dicas extras:
- Coloque uma foto bem top de perfil;
- Inclua toooodas as atividades extra-curriculares que já participou/participa;
- Peça a professores e conselheiros recomendações;
- Verifique-se que não há erros de ortografia e de gramática em seu perfil e posts;
- Conecte-se com líderes de empresas;
- Comente sobre artigos específicos de empresas e mostre que também manja das coisas;
- Veja carreiras diferentes e observe sempre as possibilidades e novos horizontes como desafios a cumprir.
Lembre-se, 37% dos recrutadores identificam as redes sociais profissionais como uma das fontes mais importantes para a contratação.
Gostou das nossas dicas? Saiba também como o LinkedIn pode ser o seu aliado; e esteja preparado para as oportunidades do mercado, utilizando nossas 5 dicas para ter um currículo de destaque.