Como o LinkedIn pode ser o seu aliado?

A rede profissional com mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo, se bem utilizada, pode auxiliar no aumento da sua rede de contatos e no desenvolvimento profissional de seus usuários.

Lançado em 2003 e com mais de 400 milhões de membros espalhados por 200 países, a rede social voltada exclusivamente para o mercado de trabalho, oportunidade de carreira e contatos profissionais, já se configura como uma rede poderosa e com grande potencial para o desenvolvimento profissional de seus usuários.  Em termos de popularidade e de visitantes mensais, a rede só perde para o Facebook e Twitter.

Mas, para que a rede social LinkedIn funcione como uma chance maior de networking, compartilhamentos e interações profissionais proveitosas, é preciso que se conheça bem os seus recursos e a maneira eficaz de aproveitamento – até porque, recrutadores de empresas como Google e Microsoft, procuram e se conectam com profissionais por meio da rede.

Confira dicas para um melhor aproveitamento da rede, para o estabelecimento de conexões mais proveitosas e um networking ampliado.

1)   Invista nas fotos que compõem o seu perfil profissional

No LinkedIn, os usuários têm a possibilidade de acrescentar uma foto de perfil e outra à capa de fundo. Por se tratar de uma rede para fins profissionais, as fotos devem ser apropriadas e se configurar como uma complementação das informações apresentadas. Portanto, serenidade, seriedade, profissionalismo e alta qualidade são algumas das palavras-chave.

2) O seu site ou blog são importantes

Se você tem um site pessoal, profissional ou um blog, saiba que também é muito importante vinculá-lo ao seu perfil, visto que evidencia alguns de seus trabalhos já desenvolvidos.

3) Faça com que seu perfil seja encontrado mais facilmente

Otimizar o seu perfil é uma das formas de fazer com que as pessoas o encontrem mais facilmente. Nossa dica é: adicione palavras e termos-chave à sua descrição e aos títulos de suas publicações.

4) Organize as seções do seu perfil

Como organização é uma das competências exigidas em muitos locais de trabalho, mostre-a já em seu perfil do LinkedIn. Aventure-se pelas seções disponíveis e adicione as informações que julgar relevantes à sua carreira em cada uma delas.

Algumas das seções são:

• Introdução;

• Sobre nós;

• Histórico profissional;

• Competências;

• Conquistas;

• Informações adicionais.

5) As recomendações podem fazer a diferença

A rede profissional disponibiliza um campo para que os usuários e demais pessoas que já interagiram com você possam te recomendar às suas conexões pelas competências e experiências listadas em seu currículo. É uma ótima maneira de mostrar aos recrutadores que há pessoas que aprovam e indicam o seu trabalho.

6) Fique atento a quem acessou o seu perfil

Normalmente, os usuários que acessam o seu perfil, ou se interessam por alguma postagem sua ou querem saber mais sobre você. Portanto, podem ser conexões importantes e proveitosas. Dê uma olhadinha no perfil dessas pessoas também. Quem sabe não é uma oportunidade de aumentar sua rede de networking

7) Não deixe de se atualizar

Não só mostre que está se atualizando e aprimorando suas habilidades e competências, como também não deixe de manter o seu perfil sempre atualizado. Manter as informações alinhadas e certinhas pode ser um diferencial importante no momento da escolha de um profissional, afinal, mostra que você está antenado.

8) Os recrutadores gostam de ter um gostinho de quem você é

Por fim, use e abuse dos recursos do LinkedIn e mostre quem você realmente é, os seus anseios, suas experiências, seu portfólio, onde quer chegar e o que tem feito. Portanto, publique artigos, compartilhe informações relevantes, interaja com as publicações de seus usuários e faça conexões.

Aproveite as oportunidades que estão à sua disposição e se desenvolva continuamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *