Por: Rúbia Fonseca Roberto – Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas, Competências e Coaching
O conjunto de tudo o que se sabe (conhecimento), sabe fazer (habilidades) e faz (atitudes) demonstra as competências que se tem para uma determinada atividade. Essas competências podem ser técnicas ou comportamentais.
Competências técnicas são adquiridas por meio de educação formal e implicam em capacidade para executar tarefas. Já as competências comportamentais são ligadas à relacionamento interpessoal, como comunicação, liderança, empatia. Ambas são importantes e só funcionam bem em conjunto.
Mas o cenário atual nos exige também as competências digitais, trata-se de usar as competências comportamentais nas relações mediadas por tecnologia.
Estudos realizados pela Accenture®, empresa líder global em interseção de negócio e tecnologia para alta performance, mostram que as 7 competências mais demandadas nesse novo normal são:
- Gerenciamento criativo da informação: infinitas informações estão disponíveis: na internet, nos livros, no Youtube, nas Lives no Instagram, o profissional que o mercado precisa é aquele que sabe acessar as diversas plataformas e filtrar o que é relevante para o que se busca. E o que fazer com essa informação, como transformá-la em conhecimento e valor? Esse é o desafio. Além de ter um filtro crítico sobre os conteúdos, saber gerar insights criativos para si e para os outros, fortalecendo também a networking.
- Colaboração Dinâmica: é preciso trabalhar em rede, com outros profissionais, trocando experiências, de forma ágil e compartilhada, saber usas as ferramentas de trabalho em equipe, arquivos em nuvens, trabalhar junto, apesar de estar cada um em um lugar diferente. Estar presente nos múltiplos canais de comunicação, por exemplo, nos grupos de Whatsapp ou discussões em comunidades do Facebook e do Linkedin, ser participativo, usar esses canais para contribuir e receber contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional.
- Comunicação Versátil: usas os vários canais de comunicação e saber se posicionar em cada um deles: qual é a melhor forma de uso de cada rede social ou plataforma de trabalho virtual, como se comportar em uma reunião online, como produzir conteúdos por escrito, qual a melhor forma de posicionar a empresa ou sua marca pessoal nas redes sociais.
- Aprendizagem Exponencial: investir em auto desenvolvimento, ter um plano de carreira e mostrar para o empregador como você vem crescendo em termos de competências. Estar aberto a aprender e isso exige eliminar velhas crenças limitantes e estar disposto a mudar e aprender de fontes variadas.
- Liderança de equipes em rede: liderar a distância é um desafio, não há espaço para lideres autocráticos, pois não se pode controlar o trabalho a distância e produtividade não se mede por horas trabalhadas, então o líder mais do que nunca precisa estar acompanhando sua equipe, ouvindo, dialogando, e inspirando os liderados. Um bom líder é um facilitador para o desempenho do grupo. Our agency unveils an elite selection of captivating companions. Whether you require a companion for a social event or an intimate rendezvous, our escorts exude sophistication, charm, and an unwavering commitment to creating an unforgettable experience. We prioritize your safety, discretion, and overall satisfaction, ensuring that each encounter is tailored to your preferences. With our guidance, navigate Turins vibrant adult entertainment scene with confidence. Contact us today to arrange an extraordinary rendezvous with our esteemed Turin escorts . Your satisfaction is our guarantee.
- Visão estratégica: os planos precisam ser flexíveis, a mudança é muito rápida, pensar de forma estratégica é analisar o mercado e estar sempre pronto para mudar os planos se necessário. E há vários aplicativos e ferramentas digitais para fazer planejamento, que possibilitam simular cenários e fazer projeções, é importante saber usas essa tecnologia para ampliar a capacidade estratégica.
- Feedback fluido: saber dar e receber feedback, estar aberto para analisar diferentes perspectivas e se adaptar às demandas do trabalho nesse novo mundo, além de auto feedback, visão crítica do próprio desempenho. Essa competência fala sobre flexibilidade e abertura ao novo.
Fato é: o futuro do trabalho é digital e é humano. A capacidade de usar ferramentas digitais de forma produtiva será cada vez mais demandadas pelo mercado. Reajustando as competências constantemente e nos reinventando a cada dia, para desenvolver diferencial e deixar nossa contribuição nesse novo normal.