A gestora do curso de Engenharia de Computação da Univiçosa, professora Vanderléa Queiroz, deu início ao evento com carta aberta.
Confira a carta na íntegra:
“Na terça-feira, dia 16 de junho, iniciamos nossa Troca de Conhecimento do curso de Engenharia de Computação da Univiçosa. Uma excelente opção para a construção de uma carreira de sucesso e para o compartilhamento do que temos de mais precioso: a educação. É só olhar em volta para ver soluções projetadas e desenvolvidas por engenheiros de computação.
Estamos vencendo o desafio atual juntos, a certeza de que vai passar e que estamos compartilhando conhecimento e experiências nos fortalece em nossas jornadas, nos torna mais resilientes e preparados para carreiras solos em um futuro breve, que exigirá: autoconhecimento, atividades remotas, criatividade, construção coletiva, colaboração, capacidade de continuar aprendendo.
Lembre-se: você não é um simples passageiro, e sim o condutor do seu processo de aprendizagem. Estamos aqui para te apoiar, compartilhar experiências e trocar. Por isso do nome escolhido para o nosso evento.
Uma das maneiras mais efetivas de aprender é ensinar. Quem sabe você poderá estar também, em breve, ministrando um minicurso, apresentando algo que conheça melhor? É um desafio, confesso! Então, que tal criar suas oportunidades para que possamos construí-las juntos?!
E neste momento, podemos ver a realidade do boom dos processos digitais em todas as áreas, como a tecnologia que vem apoiando os profissionais da saúde no combate à pandemia. Além disso, é fácil perceber como é relevante a atividade de programar computadores no contexto atual. Diria que é um item essencial em todas as soluções digitais, afinal, é um processo que nunca para.
Muitos se perguntam: “a Inteligência Artificial roubará meu emprego?”. Não se você se adaptar, aprender a utilizá-la e torná-la sua aliada para melhorar seus potenciais. Por isso estamos aqui, junto com os demais docentes do curso, para mostrar alguns caminhos possíveis. E contamos com a sua presença para que possamos trocar muito!
O professor Cristiano Cabral, pedagogo de formação, profissional da área de tecnologia, programador de coração e entusiasta do mundo maker, foi o nosso convidado para dar início ao evento, ministrando a webinar intitulada ‘COVID-19 e o boom tecnológico: programar é para mim?’.
Ah! E lembrem-se que sortearemos 2 (dois) kits Arduíno no nosso último encontro para começar a projetar e colocar suas ideias em prática. Hoje (18), às 20h30, vocês terão o encontro com o professor Hermes Nunes, que mostrará os primeiros passos com o Arduíno para criar online. Sejam todos bem-vindos. Ótimo evento a todos”, encerra.