Durante o período de distanciamento social, é natural refletir sobre nosso futuro profissional e aspirações que ainda virão. Entender a necessidade da Educação Continuada pode ser o start de uma carreira promissora pós-pandemia.
Possuir uma Pós-Graduação representa um grande diferencial num mercado de trabalho cada vez mais seletivo. Um exemplo são as empresas com planos de carreira que preveem a ascensão de funcionários que dão continuidade aos estudos após a graduação.
São dois tipos de pós-graduação – lato sensu e stricto sensu – cada qual com as suas especificidades. Também nomeada “Especialização”, a Pós-Graduação lato sensu é voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada. Nesta categoria estão os cursos de Especialização – dentro destes os cursos designados como MBA (Master Business Administration).
A Especialização lato sensu geralmente tem um formato semelhante ao dos cursos tradicionais, com aulas expositivas, dinâmicas de grupo, visitas técnicas, estudos de casos, dentro outros. A carga horária tem duração média de 360 horas (o equivalente a um ou dois anos de duração) dependendo do curso. O MBA, uma categoria da Especialização que possui significativa demanda nos dias atuais, é um curso de formação focada em gestão empresarial e em negócios, com duração média de, também, 360 horas.
A Pós-Graduação stricto sensu caracteriza-se pela formação de profissionais altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Existem dois tipos de especialização stricto sensu: mestrado e doutorado. O Mestrado tem duração média de dois anos e se diferencia em dois tipos: Mestrado Profissional, a pesquisa direcionada ao trabalho em instituições públicas ou privadas; e Mestrado Acadêmico, a pesquisa direcionada ao exercício do magistério no ensino superior. Ao final do curso, o estudante tem que elaborar e apresentar uma dissertação. Por sua vez, o Doutorado, geralmente realizado após o Mestrado, é um curso que tem duração média de quatro anos, e exige a elaboração e defesa de uma tese.
Qual tipo de Pós-Graduação melhor se enquadra ao meu perfil?
Essa escolha depende, necessariamente, da estratégia de carreira profissional do universitário, de como ele se vê atuando futuramente no mercado de trabalho. Se você deseja atuar no ramo empresarial ou em diversas organizações, a opção lato sensu (especialização) é a ideal, caso queira ser um professor universitário o melhor é optar por um mestrado e/ou doutorado. Já se o seu perfil for o de ser pesquisador numa instituição, você pode optar pelo Mestrado Profissional, que se assemelha bastante com o Mestrado Acadêmico.
Conheça as opções de cursos lato sensu e stricto sensu ofertados pelo Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA, e se prepare para uma carreira de sucesso!