É muito importante entender melhor o paciente e suas emoções para proporcionar melhores resultados
Você sabia que a postura com que encara o distanciamento social vai influenciar em suas emoções?
De acordo com Reich (1979), o corpo e a postura são um espelho revelador de emoções. Neste momento de quarentena, de tantas incertezas, que estímulos estamos enviando para o nosso sistema nervoso? Como ele vai entender e responder a estes estímulos? Existe uma importante relação entre a postura e as nossas emoções, que se constitui através da neurofisiologia, principalmente por meio da Ínsula ou Córtex Insular. Esta ciência funciona como uma espécie de intérprete do cérebro ao traduzir sons, cheiros ou sabores em emoções e sentimentos.
Ela também trabalha em parceria com outras estruturas internas, recebendo as informações vindas de regiões vizinhas como o Tálamo, repassando para o sistema límbico (sentir), para o córtex-pré-frontal (pensar) e para o córtex cingulado (movimentar).
De tudo que podemos imaginar em nossa vida, talvez o mais impressionante é a forma com que nosso sistema funciona, mantendo a possibilidade de equilíbrio interno com relação a tudo que está a nossa volta. A quantidade de informações analisadas, moduladas e respondidas chega todos os dias ao inimaginável. A forma como nosso Sistema Nervoso se organiza e controla todas as funções é de uma perfeição divina. (DOBRUSKI, 2019) As informações que recebemos do meio externo (exteroceptores) influenciam nosso meio interno (interoceptores). Então vamos pensar: se você está com ombros abertos, respiração tranquila e livre, olhar na direção do horizonte e músculos relaxados, seu meio externo através da sua postura envia estímulos para o meio interno, que por sua vez manda informações para o cérebro (Hipotálamo), liberando neurotransmissores causadores da sensação de poder.
Quem fará toda decodificação destas informações é a Ínsula, construindo uma representação de como o corpo está em relação ao meio ambiente naquele momento. Desta forma, vemos a importância de através das posturas adequadas, enviarmos informações positivas ao nosso sistema nervoso. Mas vamos pensar no contrário: uma postura de ombros fechados, braços cruzados, olhar para baixo, musculatura contraída e/ou tensa, cabeça flexionada, por exemplo, em frente a um celular durante as atividades de um dia inteiro.
Essas posturas informam que seu meio externo não está favorável, não está bom e em resposta, teremos a liberação de neurotransmissores, potenciliadores do aparecimento de sentimentos ruins, que por sua vez, levarão a exacerbação de sentimentos como ansiedade, angústia, estresse. Em suma, é como se a postura ruim, em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, reforçasse o negativismo do momento que estamos vivendo. Dessa forma, atente-se para sua POSTURA. Preste atenção ao que ela pode sinalizar em relação a sua saúde emocional e cuide para estar em equilíbrio. Reforce neste momento uma boa postura como sua aliada, para que sentimentos positivos, de confiança e bom humor estejam presentes neste período onde estamos isolados socialmente.
Coloque seu corpo em movimento mesmo estando em casa!