Profissionais da Contabilidade vêm se empenhando para que os impactos econômicos sejam reduzidos e para que os empreendedores criem novas maneiras de gerar renda
Como destaca a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma importante e eficaz maneira de combate à pandemia provocada pela COVID-19 é o distanciamento social. Para que as medidas sejam respeitadas à risca e a população seja incentivada a ficar em casa para preservar a vida, governos municipais estão promulgando decretos que prezam pelo distanciamento social e o fechamento de estabelecimentos não essenciais, tais como bares e restaurantes.
O fechamento parcial ou integral dos comércios é uma das medidas impostas por muitos municípios. Entretanto, os donos de micro e pequenas empresas, que representam o setor de comércio e serviços, são fortemente impactados economicamente – podendo alcançar saldo negativo de R$ 100 bilhões nos próximos meses, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Desta forma, a constante adaptação e atenção às novas medidas provisórias publicadas constantemente se tornam necessárias para que o negócio possa traçar caminhos financeiros possíveis e se adaptar à nova realidade.
As professoras do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa, Daniela Araújo dos Anjos e Myriam Marta Soares de Mello, ressaltam a importância dos empreendedores adotarem medidas que possibilitem a sobrevivência do seu negócio. “Isto sem falar no quanto a crise da COVID-19 está nos ensinando: há novas maneiras de comercializar e de continuar gerando um fluxo de caixa – mesmo que mínimo”, concluem as professoras.
O curso de Ciências Contábeis elencou algumas dicas para que as micro e pequenas empresas sobrevivam durante a crise:
1 • Possibilite que o seu produto chegue aos consumidores por meio do atendimento em domicílio, o delivery;
2 • Seja atento e rápido no atendimento, conquiste a confiança do cliente, seja claro e objetivo quanto aos valores e produtos;
3 • Cumpra os prazos estabelecidos pois os clientes querem agilidade;
4 • Seja flexível quanto ao pagamento e ofereça opções. Além de dinheiro e cartão de crédito, o pagamento por meio de aplicativos e vouchers podem ser uma boa opção;
5 • Procure ser flexível nos horários. Observe quais são os horários de maior movimento e adapte o horário de sua empresa;
6 • Aposte nos descontos e promoções. Melhor vender a preço promocional do que ficar com a mercadoria em estoque;
7 • Divulgue seus serviços na internet e aposte das redes sociais.
Assim, aos poucos, é possível se adaptar à nova realidade imposta pela COVID-19, atendendo as necessidades dos consumidores e gerando fluxo de caixa.