Com o considerável crescimento de casos de COVID-19, órgãos oficiais da saúde passaram a recomendar a utilização de máscaras àqueles que, por motivos essenciais, precisam sair de casa no período de distanciamento social.
A recomendação resultou no aumento dos preços das máscaras e, em alguns locais, o produto é dificilmente encontrado. Com a diminuição da oferta das máscaras descartáveis – essenciais para os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate à pandemia do Sars-CoV-2 – autoridades e profissionais da saúde passaram a recomendar o uso de máscaras caseiras para toda a população.
Por isso, a Univiçosa preparou um passo a passo para a confecção de 3 modelos de máscaras para proteger a você e sua família.
ATENÇÃO: A recomendação do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) é utilizar um tecido de algodão resistente, como aqueles utilizados em camisetas ou lençóis. Lenços muito finos podem não ser efetivos.
Opção 1 (sem máquina de costura)
1. Corte um filtro de café ao meio, descartando a parte lacrada.
2. Pegue um pedaço de tecido quadrado com lados de aproximadamente 50 centímetros e dobre-o ao meio.
3. Com o tecido dobrado ao meio, coloque a parte superior do filtro de café bem no meio do tecido. Dobre o tecido que sobrou, cobrindo o filtro. Faça o mesmo com a parte inferior.
4. Pegue dois elásticos (podem ser de cabelo, caso não tenha o de costura em casa) e passe o tecido por dentro deles. É importante que a distância entre os elásticos seja de ao menos 15 centímetros.
5. Dobre o tecido que sobrou ao lado do elástico de modo a cobri-lo. Faça o mesmo com o outro lado.
6. Certifique-se de que você tem um retângulo com 15 centímetros de altura por 25 de comprimento.
7. Coloque cada elástico ao redor de uma orelha e certifique-se de que sua boca e seu nariz estão protegidos.
Opção 2 (sem máquina de costura)
1. Recorte a bainha de uma camiseta e se certifique de que o tecido tenha ao menos 15 centímetros de altura.
2. Recorte um retângulo de aproximadamente 10 centímetros a partir de um dos extremos do tecido, deixando tiras em cima e embaixo de 1 centímetro cada uma. A parte que sobrar será utilizada para cobrir seu rosto. Depois disso, separe as pontas de 1 centímetro da máscara para utilizá-las como alças.
3. Use o retângulo para cobrir o rosto e a boca (a parte mais larga deve estar na horizontal). Então, faça um nó com as alças superiores no topo da cabeça, deixando-as firmes. Depois, faça um nó com as alças inferiores em seu pescoço.
Opção 3 (usando máquina de costura)
1. Recorte dois retângulos de 25 por 15 centímetros de tecido de algodão. Coloque um em cima do outro e costure-os juntos.
2. Dobre as bainhas para dentro (se preferir personalizar, deixe a estampa para fora). Do lado maior, dobre 0,5 centímetro para dentro. Do lado menor, dobre 1 centímetro para dentro. Depois disso, costure as pontas da bainha (lembre-se de deixar espaço para transpassar os elásticos da máscara).
3. Pegue dois elásticos com 15 centímetros de comprimento e passe cada um em uma das bainhas mais largas da máscara para o encaixe nas orelhas. Amarre bem as pontas dos elásticos. Caso não tenha linha ou elástico de costura, você poderá usar um elástico de cabelo.
4. Puxe com cuidado o elástico para que os nós fiquem por dentro da bainha. Certifique-se de que o tecido esteja apertado (mas confortável), cobrindo sua boca e seu nariz. Em seguida, costure firmemente o elástico no lugar para evitar que ele escorregue.
No município de Viçosa-MG, o uso das máscaras em vias públicas passou a ser obrigatoriedade, em decorrência do decreto municipal nº 5.450/2020 que prevê normas rígidas para a retomada de alguns setores econômicos da cidade e para a circulação de pessoas em espaços públicos.
A proteção para a sua família está em suas mãos!