Por Guilherme Castanheira Magalhães*
Empreender já não é mais considerada uma alternativa ao desemprego. Apesar de existir o empreendedorismo por necessidade, ou seja, pessoas que resolvem empreender por não encontrar opções no mercado de trabalho, o empreendedorismo já pode ser considerado uma profissão.
Estamos em plena “Era Tecnológica” e os empreendedores de startups implantam seus projetos porque detectaram no mercado oportunidades de negócios. Trata-se de um empreendedorismo por convicção e acontece em qualquer área do conhecimento, cujo objetivo é satisfazer as necessidades, principalmente, dessa nova geração de consumidores que já estão no mercado (Geração Z) e aqueles que ainda virão (Geração Alfa).
As oportunidades de negócios continuam existindo em períodos de crise econômica. Alguns segmentos da economia passam por dificuldades, mas outros são beneficiados. Até mesmo alguns serviços ou produtos que ainda não existiam poderão aparecer, devido ao surgimento de novas necessidades neste mercado em crise.
Estamos vivendo uma crise desencadeada pelo novo coronavírus (COVID-19). Nesse cenário, o serviço de delivery ganhou força e muitas empresas que não ofereciam, passaram a ter este serviço até mesmo como única opção de venda. Alguns empreendedores conseguem “enxergar” neste e/ou em outros serviços uma oportunidade de expandir o seu negócio. Outros empreendedores conseguem “reinventar” o seu negócio e sair mais fortalecido depois da crise.
Fato é que não existe uma receita de sucesso, nem mesmo nos momentos de crise econômica. Mas, é perfeitamente possível empreendedores detectarem na crise uma oportunidade para abrir ou expandir os seus negócios.
Acredite, negócios de sucesso podem ser construídos por qualquer pessoa e não existe hora para acontecer, pois podem surgir em momentos inesperados.
*Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, além de Professor de Empreendedorismo e Inovação da Univiçosa.