Os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa estão desenvolvendo e operando sistemas de tratamento de efluentes em escala piloto. As ações estão ligadas às aulas práticas acontecem na disciplina “Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias”, ministrada pelo professor Rafles Anselmo da Mata.
A disciplina é ofertada no 6º período, cujo objetivo é desenvolver as habilidades do aluno, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico para a compreensão das operações e dos processos atuantes nos componentes dos sistemas de tratamento de águas residuárias.
Um dos objetivos das ações se baseia em propor alternativas para o tratamento das águas residuárias viáveis, seja em aspectos técnicos e/ou legais. Ou seja, trabalhar as competências do aluno quanto ao dimensionamento de estações de tratamento de águas residuárias, coordenação das práticas operacionais que estimulem o melhor desempenho de funcionamento da estação.
Como projeto final da disciplina, é realizado o dimensionamento, montagem e operação de uma estação de tratamento de efluentes, em escala piloto, ou ainda em escala de bancada. Assim, a equipe vivencia na prática a realidade do funcionamento e gestão das unidades de tratamento de efluentes, além de despertar a criatividade no momento de construção dos sistemas, o que significa buscar a reprodução de um sistema real em tamanho reduzido, contemplando todas as etapas e características da unidade real.
Confira as etapas de construção e montagem do Sistema de Tratamento de Águas Residuárias