Preparamos um especial para sanar as suas dúvidas a respeito da prevenção da doença.
O que é o câncer de mama?
É o nome dado a um grupo tumores que resultam da multiplicação desorganizada das células da glândula mamária.
É o tipo de câncer que causa maior índice de morte entre as mulheres, com frequência de diagnóstico com idade entre 40 a 60 anos.
Quais são os principais sintomas do câncer de mama?
Em sua fase inicial pode não apresentar sintomas, podendo apresentar alterações visíveis apenas na mamografia.
Com o desenvolvimento do tumor, pode ocorrer nódulos endurecidos; área escurecida na mama; saída espontânea de secreção do mamilo; alteração no aspecto da pele da mama, que fica mais grossa; podem surgir nódulos endurecidos na axila; retração do mamilo; coceira e feridas na mama; mama enrijecida.
Muitas mulheres associam a dor na mama ao câncer, mas a doença nem sempre vem acompanhada de dor.
Importância do autoexame
É uma oportunidade da mulher se tocar, conhecer seu corpo. O autoexame de mama deve ser um complemento ao exame clínico, realizado por um profissional de saúde treinado, e também à mamografia.
No autoexame são detectados apenas tumores maiores e não deve ser adotada como forma única de detecção do câncer de mama, não devendo, assim, ser considerado um exame preventivo do câncer de mama.
Deve ser realizado uma vez ao mês, de 5 a 7 dias após a menstruação.
Como diminuir o risco de ter câncer de mama?
Manter estilo de vida saudável; tem uma alimentação balanceada, rica em vegetais, evitar consumo excessivo de gorduras; manter controle do peso; praticar atividade física regularmente; não fazer uso de fumo e álcool e evitar o stress.