Foto: Freepik
O conhecimento do Direito é fundamental para o administrador de empresas, pois é através dele que se tem a base das normas e regras que norteiam a administração das empresas em geral, tanto privadas, quanto públicas. Na administração são as leis que vão direcionar a empresa e as pessoas. O administrador deve ter uma visão ampla do direito para planejar, orientar os direitos e deveres dos seus empregados, fornecedores e clientes.
Na realização dos negócios jurídicos o administrador deve saber como funciona as contratações, principalmente no que diz respeito ao conhecimento da parte jurídica, para poder agir de acordo com as leis, para garantir o êxito de suas atividades profissionais.
O administrador de empresas que não seguir corretamente as normas e regras do direito poderá responder por multas, pagar juros e até ser preso dependendo do tamanho do problema causado por sua irresponsabilidade, pois o administrador não poderá dizer que não cumpriu com suas obrigações porque não é conhecedor da lei.
Assim podemos concluir que todo conhecimento e entendimento que o administrador tiver sobre as normas jurídicas será fundamental para a estrutura da sua empresa. O Direito está em tudo e tem grande reflexo na fiscalização ou imposição de condutas, pelo Direito Penal, Direito Econômico, Direito Internacional, Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Empresarial.
Por: Alessandra Freitas Rigueira – Oficiala de Apoio Judicial do TJMG, Especialista em Direito Civil, Processo Civil e Direito Empresarial. Professora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa.