A pesquisa de marketing influencia diretamente as estratégias mercadológicas das empresas.
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A tarefa da pesquisa de marketing consiste em avaliar as necessidades de informações de uma organização e fornecer à gerência informações relevantes, precisas, seguras, válidas e atuais. O atual ambiente competitivo e os custos crescentes tanto em produção como em produto final fazem com que essa ferramenta se torne cada vez mais indispensável para uma boa administração da organização.
As decisões de marketing não podem se basear em intuições, instinto, mas em informações consistentes com a realidade. Isso faz com que as empresas tomem decisões mais coerentes e diminuam os investimentos desnecessários. Para tanto, é preciso que haja conhecimento sobre os seus consumidores finais, a fim de que se faça investimentos mais adequados. Nesse sentido, a pesquisa de marketing é essencial.
A pesquisa de marketing influencia diretamente as estratégias mercadológicas da empresa. Aquelas que têm um perfil estudado pelos seus concorrentes, clientes ou fornecedores terão uma vantagem sobre as que não têm.
As empresas que trabalham com foco em seus clientes, visando atingir suas necessidades e desejos, começam seus processos na pesquisa de marketing. Esta é a primeira etapa para que a empresa saiba onde investir e quando. É também através desta pesquisa que a organização consegue definir quando colocar um novo produto ou serviço no mercado, bem como retirar de circulação um produto que não tem apresentado boa aceitação.
É também na pesquisa de marketing que a organização descobre como estão atuando seus concorrentes e como o mercado está reagindo às estratégias por eles apresentadas. Dessa forma é possível reagir em menor tempo e de forma mais eficaz, evitando perder clientes para a concorrência.
As empresas trabalham sob forte pressão do mercado e devem estar sempre um passo à frente de suas concorrentes. Para isso, elas devem estar sempre atualizadas sobre os gostos e preferências de seus clientes, uma vez que estes dados mudam periodicamente. A pesquisa de marketing, juntamente com a criatividade e inovação, são peças chaves para o diferencial de qualquer empresa.