Ao observar toda a história econômica do país e seu desenvolvimento é possível analisar os principais produtos produzidos no Brasil, o que levou à sua produção, como ocorreram seus ciclos e dessa forma tomar as melhores decisões para investir no presente e futuro
A maioria dos cursos de administração oferece a seus alunos a disciplina relacionada à economia brasileira. Quando se deparam com ela, os alunos se questionam o que o estudo de toda a história da economia do Brasil pode agregar em sua formação como administrador.
De maneira simples podemos dizer que através da história é que podemos entender o atual momento econômico do Brasil. E é importante ressaltar também que todas as empresas (grandes, pequenas ou médias) são afetadas pela macroeconomia, ou seja, são afetadas pela economia geral do país. Daí entra a importância de os administradores terem o conhecimento sobre o momento econômico e sua história.
Alguns dos principais fatores que devem ser acompanhados e entendidos são: a taxa de câmbio, a inflação, principais produtos de exportação e importação, principais setores em que o Brasil se desenvolveu e como foi esse desenvolvimento.
A taxa de câmbio é, de acordo com o Banco Central do Brasil, o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. Hoje essa taxa é definida pelo mercado e apenas divulgada pelo Banco Central, mas em outros momentos essa taxa foi definida pelo governo, como por exemplo no governo de Getúlio Vargas. Para os administradores de empresas é muito importante saber o valor dessa taxa. Primeiramente para aqueles de empresas que exportam, pois, a taxa pode fazer com que os seus produtos fiquem mais caros ou mais baratos para os compradores externos, podendo então ter como consequência o aumento ou diminuição da demanda (claro que isso também depende da elasticidade da demanda do produto, um outro conceito econômico). Mas a taxa não é somente importante apenas para as empresas que vendem seus produtos em outros países, pois ela também tem relação com os preços de importação e até aquelas empresas que vendem seus produtos apenas regionalmente utilizam produtos importados em sua cadeia, fazendo com que influencie no preço e nas vendas.
Já a inflação pode ser definida como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, o que significa que o valor real da moeda é depreciado. Muitas das medidas tomadas pelo Estado ao longo do tempo foram no sentido de conter essa inflação, sendo que essas medidas variavam de governo para governo e influenciavam em vários fatores. Nesse caso o administrador deve estar atento às variações inflacionárias e às medidas que estão sendo tomadas para conter o aumento da inflação para definir quantidade de estoque, o crédito que será concedido aos clientes assim como os fornecedores.
Por fim, com relação aos setores, ao observar toda a história econômica do país e seu desenvolvimento é possível analisar os principais produtos produzidos no Brasil, o que levou à sua produção, como ocorreram seus ciclos e dessa forma tomar as melhores decisões para investir no presente e futuro. Resumindo, como Confúcio, ”se queres prever o futuro, estuda o passado”.
Por: Bárbara Calçado Lopes Martins – Administradora, Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa.