O estudo divulgado pela Revista Exame trata-se de um levantamento feito pela Michael Page – empresa do ramo de recrutamento –; uma ótima notícia para os profissionais da construção civil. Após período de menor procura, o setor de construção civil começa a dar sinais de crescimento, de acordo com a pesquisa inédita veiculada na Michael…
Você sabe quais são as áreas do Direito?
O Direito se subdivide em duas grandes áreas: Público e Privado. Dentro do Direito Público, temos as disciplinas do Direito Penal, Ambiental, Constitucional, Administrativo e Tributário. Já no Privado, encontramos as disciplinas do Direito Empresarial, Civil e Trabalhista. Dessa forma, abordando as duas grandes áreas ao longo da graduação, os alunos poderão conhecer as diferentes vertentes oferecidas e…
Como conseguir um Estágio? Qual a sua importância para minha formação profissional?
Para quem está de olho em uma oportunidade de estágio é bom se ligar nas dicas do Núcleo de Estágio (NE) da Univiçosa! O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, permitindo a troca de experiências, bem como, o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. Aliando o…
Engenharia Química e o uso de Termômetros
Temperatura é uma grandeza numérica relacionada com a medida do grau de agitação das moléculas ou átomos e está diretamente ligada com a termodinâmica. Apesar de o assunto causar “medo” pelo grau de complexidade, está muito próximo do cotidiano e quando compreendemos o conteúdo fica mais interessante. Quando alguém fala de temperatura tem-se em mente…
Será que temos ética profissional?
A ética profissional se resume a um conjunto de valores e normas de comportamento e relacionamento a serem adotados no ambiente de trabalho Foto: Freepik A ética profissional é um assunto de suma importância a ser debatido pelas pessoas e organizações. Ela se resume a um conjunto de valores e normas de comportamento e relacionamento…
Por que fazer uma graduação?
Listamos 5 motivos para você ingressar no Ensino Superior em 2021 Para finalizar o ano com o pé direito, nada melhor do que investir em seu futuro. Que tal fazer uma graduação e se qualificar para o mercado de trabalho? Está em dúvida se vai ingressar no Ensino Superior? O Centro Universitário de Viçosa –…
MEI: vantagens e desvantagens
Algumas das vantagens oferecidas por esta lei está no CNPJ, é facilitar a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e emissão de notas fiscais O MEI – Microempreendedor Individual, regularizado pela Lei Complementar 128 de 19/12/2008, é uma alternativa criada pelo Governo Federal para regularizar a situação de pessoas que exercem informalmente algum tipo…
A comunicação no ambiente de trabalho
Vale muito investir no treinamento dos funcionários e valorizar aqueles que se expressam com competência, pois uma boa comunicação evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada e contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, vender produtos, entre outras inúmeras atividades. Foto: Freepik Seja qual for o segmento, com certeza, uma boa…
Diferença entre Greve e Locaute
Durante a greve, o contrato de trabalho fica suspenso, não podendo ser rescindido pelo empregador, nem mesmo haver contratação de empregados substitutos Foto: Freepik A greve, disciplinada pela Lei 7.783/89, pela Constituição Federal em seu artigo 9º e pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT em seu artigo 611-B, inciso XXVII, é a suspensão coletiva,…
Orçamento Empresarial: ferramenta de controle e tomada de decisão
Planejar e controlar um orçamento mostra que o empresário tem foco e disciplina financeira Foto: Freepik O orçamento empresarial é uma ferramenta de apoio às tomadas de decisões e de controle gerencial que deve ser implantado em qualquer tipo de empresa. Planejar e controlar um orçamento mostra que o empresário tem foco e disciplina financeira….
Características do curso e carreira em Administração
Saiba quem é o Administrador, suas funções gerenciais, o conhecimento adquirido na faculdade e as oportunidades na carreira. Foto: Freepik O administrador é um profissional muito requisitado no mundo do trabalho, pois qualquer organização que existe, seja pública, privada ou sem fins lucrativos, sempre será gerenciada por uma pessoa, e neste caso, o ideal é…
A Ética nos tempos atuais
Existem vários princípios éticos que são aplicáveis às sociedades e aqueles que servem para um grupo de pessoas Foto: Flickr Ética. Uma palavra que vem sendo muito utilizada nos últimos tempos pelos noticiários e pela população em geral; sendo motivados por diversos escândalos, principalmente os de cunho político. Mas, poucos sabem o que de fato…
Qual o principal parceiro de uma Organização?
São os colaboradores que fazem as organizações funcionarem. Atrás de cada processo, cada venda, cada máquina, cada planilha, cada cliente, tem-se um colaborador, que precisa estar preparado e ter as competências necessárias para alcançar os objetivos planejados. Foto: Freepik Dentre os diversos parceiros das organizações, alguns dos principais seriam os investidores (acionistas), os fornecedores, os clientes…
Gestão Estratégica em tempos de crise
As empresas que fazem um planejamento estratégico bem feito que envolve todos os seus stakeholders, podem até passar por uns momentos difíceis, mas têm a certeza de que logo conseguirá voltar aos trilhos novamente Foto: Freepik Muitos falam em ‘estratégia’, mas poucos são os empreendedores que dominam ou fazem o planejamento estratégico no dia a…
A importância do Direito na administração de empresas
Foto: Freepik O conhecimento do Direito é fundamental para o administrador de empresas, pois é através dele que se tem a base das normas e regras que norteiam a administração das empresas em geral, tanto privadas, quanto públicas. Na administração são as leis que vão direcionar a empresa e as pessoas. O administrador deve ter…